Após intensos debates e construção coletiva, que contou com cerca de mil pessoas, durante a 5ª Conferência Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Bahia (5ª CESTT-BA), realizada em Salvador, no mês de julho, a delegação baiana segue para Brasília para representar o estado na etapa nacional do evento, que acontece na próxima semana, de 18 a 21 de agosto. Composta por 76 representantes eleitos nas conferências macrorregionais e estaduais, a delegação levará para a 5ª Conferência Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (5ª CNSTT) um conjunto de 9 propostas prioritárias e 3 diretrizes que expressam as demandas e necessidades das trabalhadoras
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
e trabalhadores baianos. As propostas foram construídas coletivamente a partir de 108 sugestões vindas de todo o estado e têm como foco a defesa da vida, a promoção da saúde no trabalho e a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a etapa nacional, a programação contará com atividades autogestionadas, palestras sobre os eixos temáticos, apresentações culturais, tribuna livre, ato público e grupos de trabalho que resultarão na plenária final, onde serão consolidadas as deliberações e diretrizes nacionais para a política de saúde da trabalhadora e do trabalhador.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Gêmeos, o momento é de reafirmação do compromisso do estado com a luta em defesa do trabalho digno e saudável:
“A conferência é a expressão viva da democracia participativa no SUS. Mais uma vez, a Bahia mostrou sua força, organização e compromisso com a classe trabalhadora. Levaremos a Brasília propostas que refletem as vozes e necessidades de quem vive e constrói o nosso estado.”
Com a bagagem construída na etapa estadual, a delegação baiana vai à Conferência Nacional pronta para defender políticas públicas que garantam mais saúde, segurança e dignidade para todas e todos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito