Os dias tensos na casa de dona Nadir Santos Batista, de 87 anos, no bairro Fonseca, em Itabuna, foram substituídos pela alegria da família. A idosa esteve à beira da morte ao apresentar complicações cardiovasculares gravíssimas, mas hoje, quase dois meses depois de receber alta médica do Calixto Midlej Filho, hospital gerido pela Santa Casa de Itabuna, está “vendendo saúde”, segundo relatam as suas filhas. Ela foi submetida aos procedimentos de cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana. No início do mês de julho, dona Nadir começou a sentir fortes dores na região do peito.
(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)
“Minha mãe estava com uns sintomas, que ela confundia com problemas estomacais. Foi medicada, mas as dores só faziam aumentar. Foi quando procuramos um cardiologista particular, que detectou ser uma complicação cardíaca. Pelas nossas condições, naquele momento e, por entender ser a melhor opção para o caso, que era gravíssimo, buscamos o tratamento pelo SUS”, conta a servidora pública Josimeire Batista Alves (Josi).
Dona Nadir foi regulada para o serviço de cardiologia da Santa Casa de Itabuna. “Ela chegou ao Calixto Midlej Filho muito apreensiva, a gente também, claro. Mas o atendimento que recebemos desde o início nos deixou tranquilas. Quando você tem um atendimento de excelência, humanizado, que hoje é raro, mas que encontramos lá, nos deixam confiantes. Sempre encontramos esse atendimento diferenciado na Santa Casa. Esse acolhimento tem sido primordial. A equipe médica, enfermeiros, toda a equipe, acalmou tanto a minha mãe, quanto nós, os familiares”, avalia a servidora pública.
Evangélica, assim como toda a família, dona Nadir classificou como um grande milagre o fato de ter saído caminhando do hospital depois dos procedimentos. “Os médicos fizeram o que puderam e eu sai viva. Hoje, eu não sinto nada, graças a Deus”, conta a paciente.
A filha da idosa ressalta que a situação da mãe era grave e o procedimento era de extrema urgência. “Mas não tínhamos ideia de que ela estava sofrendo um infarto. De imediato, eles adotaram todas as medidas possíveis para salvar a vida de minha mãe. Foi realizada uma angioplastia, com a colocação de três stents nas principais veias do coração. Isso ocorreu no dia 9 de julho”, recorda-se a filha caçula de dona Nadir Batista.
Para Josimeire Batista, foi surpreendente a rapidez no atendimento ofertado pelo SUS. “Poderíamos ter perdido a nossa mãe, nosso tesouro, mas ela foi salva por Deus e por uma equipe muito preparada e dedicada, que reúne assistência com sabedoria, conhecimento e boa vontade, acolhimento e humanismo. Tudo isso gera um atendimento de excelência”, diz.
A filha de dona Nadir destaca que a equipe teve todo um cuidado na hora de retirar o aparelho da perna para que ela não sofresse. “Ela foi muito bem acolhida por todos os profissionais. Hoje, estamos aqui para contar essa vitória. Foi a primeira vez dela numa UTI, mas ela sentiu-se em casa. Minha mãe saiu da mesa de cirurgia e foi para UTI, onde foi mimada. Ela teve alta médica numa sexta-feira, muito feliz. Queria comprar até um look novo para sair arrumadinha”, detalha Josimeire Batista.
Depois da alta médica, dona Nadir foi levada ao cardiologista, que se mostrou abismado com a gravidade do infarto e surpreso com a recuperação. “Quem olha para ela hoje, duvidará que tenha passado por tudo isso. A oxigenação melhorou. A respiração dela e a energia estão melhores”, comemora a filha de dona Nadir.
PROGRAMA LATIN
A Santa Casa de Itabuna foi a primeira instituição na Bahia e segunda no Nordeste a implantar, em 2018, o Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), iniciativa referenciada pelo Programa LATIN (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto). O programa encurta o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, minimizando os riscos de sequelas e óbito.
Para atender os casos de infarto na região, existe uma comunicação integrada com o Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, Emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Cristo e o SAMU de Itabuna. Os procedimentos são realizados no Serviço de Hemodinâmica no HCMF.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito