A mudança foi anunciada na terça-feira, dia 16, pelos ministros Alexandre Padilha e Esther Dweck já está valendo em todo território nacional, tem o objetivo de unificar a base de dados, combater fraudes e facilitar o acesso do cidadão ao histórico de saúde.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
Em Itabuna, a coordenadora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Dayse Santos, informa que havia uma Portaria, emitida pelo Governo Federal, desde 2023, mas ainda não tinha sido anunciada de forma oficial.
“Sabíamos que a qualquer momento essa mudança seria anunciada. E, assim aconteceu esta semana, coincidentemente, quando o município de Itabuna também começou a implantar a territorialização um novo modelo atendimento da Saúde Primária”, explica.
Segundo ela, “entre as propostas da territorialização está a emissão do Cartão Família na esfera municipal agregando na USF ou UBS do território integrantes de um mesmo núcleo familiar. Vale ressaltar que no ato do atendimento na Rede Pública de Saúde continuará sendo necessário apresentar o Cartão Família e também o Cartão SUS”, orienta.
Dayse chamando a atenção da população para a necessidade de apresentar o número do CPF no momento do atendimento com o Cartão SUS antigo. “Os novos Cartões SUS já estão vindo com o número do CPF inserido pelos sistemas do Governo Federal, mas se o paciente não tiver o Cartão SUS atualizado, deverá apresentar o número do CPF. É seguro e sigiloso”, reforça.
Para aqueles pacientes que ainda não têm CPF, ela informa que o atendimento será mantido pelo período de um ano. “Algumas pessoas por alguma condição específica não têm o CPF. Mas não perderão o direito ao atendimento nas unidades”, encerra.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito