i

i

.

.

ITB

ITB

ITC

ITC

Jaç.

Jaç.

PMI

PMI

PRF

PRF

Adsense




Sesab amplia estratégia contra Vírus Sincicial Respiratório e reforça proteção para bebês

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), iniciou a distribuição de 44.525 doses de imunizantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) aos municípios baianos, organizando a logística para ampliar o acesso à prevenção e assegurar a aplicação conforme os critérios definidos nacionalmente. Em fevereiro de 2026, o Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou a estratégia nacional de enfrentamento ao VSR, principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. A nova etapa reforça as medidas iniciadas em dezembro de 2025 e fortalece a proteção da primeira infância, sobretudo entre bebês com maior risco de complicações respiratórias.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Coordenada pelo Ministério da Saúde, a estratégia passou a contemplar, além das gestantes a partir da 28ª semana de gravidez - que garantem proteção indireta ao recém-nascido por meio da transferência de anticorpos -, bebês prematuros nascidos antes de 37 semanas e crianças menores de dois anos com comorbidades.

A ampliação inclui a incorporação do nirsevimabe, um anticorpo monoclonal de ação prolongada que oferece proteção imediata contra o vírus. Diferentemente das vacinas tradicionais, o medicamento já fornece os anticorpos prontos, garantindo defesa logo após a aplicação.

A iniciativa representa mais um avanço na proteção da infância, ao integrar diferentes estratégias para reduzir internações e complicações provocadas por um dos vírus respiratórios mais perigosos para bebês e crianças pequenas.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito