i

i

.

.

S.do PX

S.do PX

IPTU

IPTU

ITB

ITB

ITC

ITC

RCM

RCM

Jaç.

Jaç.

PRF

PRF

Adsense




“Promotores de Saúde Sem Racismo” ACS de Itabuna participam do curso

Agentes Comunitários de Saúde de Itabuna participam nesta quinta-feira, dia 16, no Centro Universitário UNEX, do segundo dia do Curso “Promotores de Saúde Sem Racismo – Equidade se constrói no Território”. O curso é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública da Bahia e está sendo realizado no município pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde.

A condução das atividades segue sob responsabilidade dos facilitadores: a Enfermeiros Dayse Santos (Doutora) e Isabela Sousa e Genilson Jesus (Mestres)             (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)



“Nosso objetivo é fortalecer a atuação dos profissionais nos territórios, contribuindo para a construção de um atendimento mais equânime e sensível às diversidades”, destaca a responsável técnica do Departamento da Atenção Primária à Saúde, Dayse Santos.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Atenção Primária, enfermeira Isabela Sousa, frisa que este curso integra uma luta antirracista que acontece nos ambientes institucionais, e agora, também faz parte dos ambientes de saúde de Itabuna.

“Este é um curso direcionado aos Técnicos e Agentes Comunitários de Saúde. Tem uma carga horária de 20h/aulas presenciais e 10h/aulas em ambiente virtual”, informa. “Essa foi a forma que encontramos para ter um melhor aproveitamento na abordagem técnica e para que pudéssemos evidenciar o impacto da temática do racismo estrutural e do racismo institucional”, acrescenta.

Neste segundo dia de formação, os participantes aprofundaram discussões iniciadas na aula inaugural, com foco na humanização do atendimento, promoção da saúde e enfrentamento ao racismo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agente Comunitária de Saúde Gimaildes Ribeiro de Oliveira trabalha na atividade há 20 anos e destaca a importância da formação. “Na rotina do trabalho vivenciamos muitas experiências que a partir das orientações aprendidas no curso, teremos a oportunidade de colocá-las em prática”, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito