i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Deputado Gilberto Santana pede expansão da cobertura móvel no estado


Tendo ciência da importância da comunicação para que municípios e distritos possam fomentar seu desenvolvimento socioeconômico, o deputado estadual Coronel Gilberto Santana se reuniu com os representantes das quatro operadoras de telefonia móvel que atuam no estado: Mauro Coquemala (Vivo); Luiz Carlos Fortes (Tim); José Grimaldo (Claro) e José Ailton (OI). O objetivo do parlamentar é promover a expansão da cobertura para as localidade que ainda não dispõem do serviço.


Com o aporte das solicitações formais encaminhada por moradores e autoridades municipais, Santana expôs aos relações institucionais de cada empresa as demandas das seguintes cidades e seus respetivos distritos: Ibicuí (Água Doce e Ibitupã); Arataca (Anurí e Pratas); Coarací (Itamotinga e São Roque); Cândido Sales (Lagoa Grande, Lagoa Nova e Quaraçu); Camacan (Jacaricí); Ilhéus (Inema e Banco Central); Sento Sé (Povoado de Riacho dos Paes); Aurelino Leal (Poço Central e Lage do Banco); Gongogi (Nova Palma e Tapirama); Porto Seguro (Agrovila e Pindorama); Itaju do Colônia (Palmira); Ibicaraí (Cajueiro); Nova Viçosa (Helvécia e Colônia); Taperoá (Camuruji) e Valença (Serra Grande). “Todas as referidas localidades têm um considerável número de habitantes que necessitam de uma melhor qualidade de sinal para dar fluidez às atividades que têm a telefonia móvel como principal suporte” enfatiza o deputado.

Os representante das operadoras Vivo, Tim e OI asseguram que irão analisar junto ao setor técnico das respectivas empresas, a possibilidade de reforçar o alcance do sinal nos lugares onde elas atuam, dessa forma os distritos e povoados circunvizinhos a regiões que já contam com o serviço, poderão dispor de uma melhor qualidade de sinal.

Já a Claro, operadora que detém a concessão da Anatel para a prestação do serviço público de telefonia móvel na Bahia, deverá traçar um plano de redefinição das instalações das Estações de Radio Base (torres de transmissão de sinal). De acordo com o gerente de engenharia da Claro, José Grimaldo, uma readequação será feita até o final de 2015 quando todos as localidades que estiverem a um raio de 30km do município sede, conforme resolução da Anatel instaurada em outubro de 2012. Grimaldo afirma que “todas as áreas que estiverem dentro desse raio de alcance terão cobertura adequada”. Ele também inclui que o posicionamento das torres em áreas sem barreiras naturais, favorece à amplitude do sinal. “Posicionando a estação de rádio base em um ponto de visibilidade livre, sem montanhas ou vegetação densa, a freqüência pode atingir distancias maiores”, pontua Grimaldo.
Ainda segundo José Grimaldo, a operadora busca o apoio das prefeituras e das comunidades para seleção das áreas onde serão firmadas as estações de transmissão de sinal. “Precisamos do auxilio da comunidade e das autoridades locais, assim, podemos firmar as torres em lugares que atendam ao maior número de habitantes”, ressalta Grimaldo.
Para o deputado, “essas parcerias podem ser muito significativa principalmente para a população que conhece a localidade e pode ajudar a operadora no posicionamento da torre”. Santana acredita que com o apoio dos que vivem na região, o raio de 30km definido pela agência reguladora pode chegar a distritos que não seguem esse padrão em relação ao seu município sede.


Nova determinação da Anatel

 – Com o intuito de expandir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das telecomunicações no país, em outubro de 2012 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um edital, onde estipulava uma série de normas sobre procedimentos administrativos a cerca da prestação do serviços de telefonia móvel. O edital de número 004/2012 traça um cronograma de ações a serem finalizadas em 2016 pela operadora que tem a concessão do órgão.

De acordo com o cronograma, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes deveram ter a cobertura 4Gaté 31 de dezembro de 2016. Até 31 de dezembro de 2015, as áreas rurais distantes até 30 km das sedes de todos os municípios terão cobertura na faixa de 450 Mhz, com serviço de voz e dados.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito