i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Selo dos Correios homenageia o Teatro Municipal de Ilhéus


Gravado na história cultural e arquitetônica de Ilhéus, o Teatro Municipal, que completa 84 anos em 2016, passa agora a fazer parte do acervo filatélico - selos e carimbos, dos Correios. O carimbo comemorativo e o selo personalizado, em que constam a fachada do prédio, foram lançados em solenidade realizada na Galeria do Teatro, nesta quinta-feira, dia 11, como parte da programação da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura.


Na oportunidade, o gerente da Região Sul dos Correios na Bahia, Pedro Esdras Nunes de Goes, destacou a riqueza do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de Ilhéus, e o permanente interesse dos Correios, com o apoio do Governo Municipal, em promover a cidade. O prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), prestigiou a solenidade, acompanhado pelos secretários de Administração, Ricardo Machado, de Cultura, Paulo Atto, e de Comunicação, Valério de Magalhães.

O carimbo comemorativo é uma marca postal que registra a geografia e documenta a história, fixando os acontecimentos importantes do País, e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local. Já o selo personalizado é um produto filatélico composto por um selo, no qual a imagem é aplicada diretamente sobre a folha base de selos, impressa pela  Casa da Moeda do Brasil,  com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios.

Na opinião do prefeito, o selo e carimbo comemorativos pelos 84 do Teatro Municipal é uma forma a mais de eternizar o patrimônio cultural de Ilhéus.  “Esse equipamento foi totalmente revitalizado e reaberto à população. Hoje, passa a integrar um importante acervo, que guarda parte da história do Brasil e do mundo, numa demonstração de sua importância e relevância para nosso povo”, afirmou Cacá. O carimbo será usado em todas as correspondências enviadas a partir dos Correios em Ilhéus pelos próximos noventa dias.

Dessa forma - garante o gerente dos Correios -, a peça vai circular o mundo, passar a compor acervos de colecionadores de selos e carimbos, “sempre levando essa marca de nossa cidade onde for usado, se caracterizando como um marcador e divulgador de nossa história e cultura para diversos países”. Na oportunidade, o representante dos Correios entregou ao prefeito Cacá uma placa com réplica do selo. O prefeito disse que a peça será destinada ao acervo do futuro Museu da Capitania, que será instalado no Palácio Paranaguá.  

Destaques – Durante a solenidade, quatro personalidades locais foram homenageadas ao assinarem as cartelas de lançamento, além de receberem o álbum do selo: o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, a diretora acadêmica da Faculdade de Ilhéus, Sandra Milanesi - que representou o diretor geral Almir Milanesi, o mestre de capoeira Virgílio, e o presidente do Convention Bureau Costa do Cacau, Luigi Massa.

O mestre Virgilio, de 82 anos, pratica capoeira há 72, sendo o mais velho em atividade na Bahia. Hoje, atua como professor em projetos de aulas para crianças no bairro da Conquista. Sobre a homenagem, disse: “me sinto orgulhoso por ter sido lembrado, não por mim, porque eu não sou nada. Quem realmente foi homenageada aqui, hoje, foi a capoeira e não tem como não estar feliz”.

Registro - O carimbo comemorativo é uma marca postal que registra a geografia e documenta a história, fixando os acontecimentos importantes do País, e situando-os no tempo, com a data, e no espaço, com a indicação do local. O selo personalizado é um produto filatélico composto por um selo, no qual a imagem é aplicada diretamente sobre a folha base de selos, impressa pela Casa da Moeda do Brasil,  com as legendas que caracterizam os selos postais emitidos pelos Correios.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito