i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeito Visita a Estação Elevatória de Esgoto 05 (Totalmente Recuperada)

 
A revitalização do Rio Cachoeira foi considerada uma prioridade de governo pelo prefeito Fernando Gomes, ao participar da recuperação da Estação Elevatória de Esgoto 05, que recebe parte dos esgotos e efluentes do Pontalzinho e do centro da cidade, que são bombeados para a Estação 07, no bairro São Judas. 


As obras foram realizadas com recursos próprios e incluem a revisão da rede elétrica, recuperação de equipamentos e substituição da rede de esgotamento sanitário, evitando que os esgotos sejam drenados para o rio que está poluído e hoje, recebe a maior parte dos resíduos urbanos.

                       Além de manifestar a sua preocupação com a morte gradual do rio Cachoeira, o prefeito defendeu um projeto que contemple a implementação do Plano Municipal de Saneamento, o que passa pela concessão da Emasa e a conclusão da barragem do rio Colônia, que vai garantir o abastecimento nos próximos 20 anos: 

“Mas nós precisamos pensar no futuro, pois necessitamos de outra opção de abastecimento para Itabuna, com uma unidade de captação em Taboquinhas, no rio de Contas, o que vai permitir atender a outras cidades da região”
.

                       O prefeito falou da tristeza de ver o rio Cachoeira cada vez mais poluído e morrendo, lamentando o desaparecimento dos pescadores, areeiros e lavadeiras que tiravam o sustento das suas águas. Também destacou projetos como a construção da passarela ligando a zona sul ao centro da cidade, a ser inaugurada no próximo mês e da nova ponte com quatro pistas, ciclovia e espaço para passagem de pedestres, que pretende construir com apoio do governo do Estado.

                       Para Fernando Gomes, que fez um retrospecto das dificuldades enfrentadas nos primeiros sete meses de governo, “estamos mostrando uma nova face de Itabuna, e isso ocorre com a realização de obras e com ações efetivas como a recuperação da Emasa, uma empresa que estava desmotivada e em crise. Também estamos recuperando o Hospital de Base e resgatando a dignidade e autoestima da população com a melhoria dos serviços públicos”.

                       O presidente da Emasa, Jader Guedes, informou que recuperação da Estação Elevatória 5 foi feita com recursos próprios e participação dos trabalhadores da empresa. Ele anunciou investimentos na recuperação de todas as estações e que a próxima será a do bairro da Mangabinha, a ser iniciada ainda nos próximos dias, como o primeiro passo do projeto de despoluição do rio Cachoeira.

                       Ele também apresentou um relato da sua gestão para a reestruturação da empresa e hoje. “Não estamos devendo nenhum centavo e ainda estamos pagando e negociando as dívidas recebidas da gestão passada”. 


Para Jader Guedes, os avanços registrados foram possíveis em função do apoio e da confiança do prefeito Fernando Gomes, e anunciou a transferência da sede da empresa para a Estação de Tratamento do São Lourenço, eliminando os gastos com aluguel. 

















0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito