i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Município realiza treinamento com monitores da educação inclusiva


Para tornar cada vez mais eficaz as ações que visam atender a adequadamente os alunos com deficiência, a Secretaria de Educação de Itabuna tem buscado estimular os professores a trabalharem em busca de qualificação. Com importante colaboração junto à educação inclusiva, monitores que auxiliam os professores em sala de aula estiveram na Faculdade de Tecnologia de Ciências, 


na manhã desta sexta-feira (17), para participar do curso de formação para monitores, promovido pela Assessoria de Educação Inclusiva.
Compromissada em se adequar as necessidades da educação inclusiva, a Secretaria de Educação já realizou diversas reuniões e atividades de formação com professores acerca do modo de trabalho para com os alunos especiais. A secretária Anorina Smith Lima considera fundamental este processo de qualificação pelo qual os monitores estão passando. Para Anorina, é importante que a gestão da educação oportunize momentos como esse de modo a proporcionar informação e conhecimento para que os monitores prestem um auxílio cada vez mais efetivo aos professores.
O curso disponibilizado para os monitores acontece uma vez por mês sempre com uma temática diferente, que tem o objetivo de contemplar conteúdos necessários à educação inclusiva. Segundo Maísa Aguiar, supervisora dos monitores, já foram realizados cursos sobre deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA), que foi dividido em duas etapas. O próximo encontro, marcado para o mês de dezembro, abordará a paralisia cerebral.
A educação inclusiva recebe uma atenção especial da gestão municipal de Itabuna. Atualmente, cerca de 200 monitores auxiliam a equipe pedagógica da rede ensino e dão suporte aos professores que atendem a demanda de alunos com deficiência que estudam em escolas municipais. A cidade possui ainda o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) que conta com uma equipe multidisciplinar dispondo de pedagogos, psicopedagogo, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física, além de 28 salas de recursos multifuncionais que funcionam dentro das escolas municipais.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito