i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Primeiras cirurgias do Hospital Costa do Cacau serão dois dias após inauguração

As primeiras cirurgias que serão realizada no Hospital Costa do Cacau, em Ilhéus, a partir do próximo dia 17, serão histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada;



 e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais. 

As intervenções que fazem parte da última etapa em 2017 do Mutirão de Cirurgias, serão antecedidas de consultas pré-operatórias que acontecerão na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral, em Ilhéus, de 12 a 14 próximos.

Para ser atendido, procure a Secretaria da Saúde da sua cidade para cadastro na Lista Única do Governo do Estado. A idade para atendimento no Mutirão é de 14 a 65 anos e pessoas que possuem mais de um fator de risco ou patologias como: diabetes, hipertensão ou obesidade são encaminhadas para realizar a cirurgia em outras unidades especializadas. Saiba mais em mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Onde procurar - Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo ou a central de regulação, apresentando original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias. 

A ação, empreendida pela Prefeitura de Ilhéus, conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio do programa Saúde sem fronteiras. A secretária municipal, Elizângela Oliveira, avalia que a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda do município. “Como diz a nossa campanha: é mais saúde e menos fila”, acrescentou. 

O Hospital Costa do Cacau será inaugurado no próximo dia 15. Com mais de 230 leitos, a unidade atenderá as demandas da região cacaueira em urgência e emergência. Além disso serão realizadas cirurgias eletivas de alta complexidade, incluindo as cirurgias cardíaca, neurológica e ortopédica.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito