i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Davidson Magalhães defende inclusão da Puxada do Mastro no calendário turístico nacional

O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) defendeu, neste domingo (14), a inclusão da tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, distrito de Ilhéus, no calendário turístico nacional. Segundo o parlamentar, a festa marca a integração das culturas indígena e popular na região sul da Bahia. 

“Vamos lutar para incluir esse evento nas agendas da Bahiatursa e Embratur”, garantiu. 

De acordo com Cláudio Magalhães, liderança tupinambá, a Puxada do Mastro de São Sebastião é uma das mais tradicionais festas de cunho religioso, indígena e profano do Brasil. “É uma atividade secular que começou por voltar de 1700, com a construção da Igreja Nossa Senhora da Escada, em Olivença. É atribuída ao santo a eliminação da peste que dizimou parte da população indígena”, conta. 

A partir da década de 70, a festa ficou marcada no calendário de Olivença, acontecendo sempre no segundo domingo de janeiro. “O evento é um regaste de elementos da festa que acontecia no passado, como o terno de reis, as camponesas, a marujada, os índios com os seus rituais que embelezavam ainda mais a Puxada do Mastro", explica Cláudio Magalhães. "Contamos com o apoio de Davidson para colocar a festa em destaque nacional”, finaliza.
Aldeia Igalha - No último sábado (13), Davidson Magalhães visitou a Aldeia Igalha, em Olivença. Acompanhado de moradores tupinambás, o deputado observou a construção de um posto de saúde, de iniciativa da própria comunidade indígena. Na ocasião, Davidson afirmou que iria se empenhar para conseguir melhores condições de saúde para a população indígena e todo o distrito de Olivença.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito