i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Ação na praia da avenida mostra importância da preservação ambiental e do cuidar das praias

32 sacos de lixo recolhidos da praia em um só dia. Casca de coco, sacos plásticos, garrafas de vidro. A maior parte, suspeita-se, comercializada nos bares e restaurantes instalados nas imediações. A avenida Soares Lopes, localizada bem ao centro de Ilhéus –

 
e um dos cartões postais da cidade – sofre com a falta de consciência ambiental. 


O lixo deixado por banhistas cresce a proporções bem maiores que as iniciativas de preservação. Mas elas, também, existem. E resistem. “Dois montes gigantescos de lixo. Ficou um enorme para amanhã (domingo)”, desabafou Maria Aparecida Aguillar Lima, que integrou uma iniciativa de limpeza da área que frequenta rotineiramente.

Maria Aparecida ressalta que sua iniciativa é particular e reúne a família e amigos na operação limpeza: aposentados, representação de ONGs, policiais e professores de educação física, ajudaram na limpeza da praia. Mas nas entrelinhas ela também traz o discurso de que é preciso a região se unir para fortalecer a potencialidade de seus atrativos naturais: ela é presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, um instrumento de fundamental importância para desenvolvimento do turismo na região, composta por sete municípios: Canavieiras, Santa Luzia, Una, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré e Itabuna. Um dos seus principais objetivos, a construção de um plano de ações para otimizar o setor turístico regional.

Conscientização - Moradora da avenida Soares Lopes e dona de três pousadas em Itacaré, a empresária, para além da ação de limpeza, destaca a importância da conscientização. O “trabalho de formiguinha” mesmo. “Precisamos unir forças. A praia é de uso de todos. Aproveitei e conversei com os donos de bares e restaurantes para fazer a limpeza no final do dia e deixei uns sacos de lixo com eles”, assegurou. Ela defende mais parcerias público-privadas nas ações de preservação ambiental, como já acontecem na vizinha Itacaré. “Entendo que são deveres dos dois lados”, assegura.
A presença de Maria Aparecida nesta iniciativa, que ganhou comentários positivos nas redes sociais, tem, também, o exemplo de uma mulher vitoriosa nos seus empreendimentos particulares. No final do ano passado, Maria Aparecida conquistou o troféu ouro da etapa nacional da 13ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria de Pequenos Negócio. A gestora estadual do Prêmio Mulher de Negócios, Andrelina Mendes, revelou que a história de Aparecida foi muito rica e emocionante, daí a conquista do prêmio.
Dedicada a tudo que faz, Maria Aparecida e o grupo pretendem dar continuidade ao projeto de limpeza das areias da Avenida Soares Lopes, nos finais de semana e vencer a luta contra a falta de cidadania hoje existente. Por isso, defende até o uso da multa como instrumento de conscientização dos pequenos empresários da área para que não voltem a acumular lixo numa área que é utilizada como lazer por muitas pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito