i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Bahia- Inaugurada, Via Metropolitana facilita acesso entre Salvador e Litoral Norte

Uma nova rodovia, com 11,2 quilômetros de extensão, pela qual devem passar mais de 15 mil veículos por dia. Essas características pertencem à Via Metropolitana Camaçari - Lauro de Freitas, entregue, oficialmente, pelo Governo do Estado, à população, na manhã desta terça-feira (19). 
(Veja Mais, Click Abaixo)


A intervenção, que contou com recursos da ordem de R$ 298 milhões, representa um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “O objetivo é tirar o engarrafamento de Lauro de Freitas, que já é uma cidade grande, com trânsito intenso. 

A passagem de veículos por dentro do município atrapalhava os moradores de Lauro e quem seguia para Camaçari e localidades do Litoral Norte. Em determinados horários, a travessia aqui demorava uma hora, um hora e meia para ser concluída. Com a Via Metropolitana, o Governo resolveu esse problema”, afirmou o governador.

Ainda de acordo com ele, a intervenção manteve o verde do local, o que deixou a via ainda mais bonita. “Espero que possamos conservar essa estrada, e que tanto as pessoas de Camaçari quanto de Lauro de Freitas façam um processo de ocupação da via de forma ordenada, para preservarmos esse visual belíssimo. O Governo do Estado está estruturando toda a região metropolitana numa malha viária adequada ao tamanho da Bahia, tirando todo o gargalo que ainda existia, oferecendo conforto e segurança”, concluiu. 

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a Via Metropolitana, que contorna todo o município de Lauro de Freitas, vai revolucionar a circulação de veículos na região. “Soma-se a outras obras importantes do governo estadual, a exemplo da Cascalheira, Via Atlântica e contorno de Candeias", listou. 

Estrutura

Dotada de sete viadutos, quatro pontes, túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio, a nova via será mantida pela Concessionária Bahia Norte. "Hoje, para a Concessionária, é um dia muito especial. É uma via muito importante, resultado de um projeto apresentado pelo Estado, e que foi muito bom podermos contribuir para a realização", declarou o diretor-presidente da Bahia Norte, Guilherme Eloy.

Entre os benefícios gerados pela nova rodovia, estão o desafogamento natural do trânsito no Centro de Lauro de Freitas e a redução do tempo gasto entre a capital e o Litoral Norte, que é uma antiga reivindicação de quem trafega pela região. 

Outro resultado positivo proporcionado pela construção da Via Metropolitana é a criação de um novo acesso a Lauro de Freitas, pela Rua Gerino de Souza. Com a inauguração desta terça, parte do volume de veículos que transitavam pelo sistema viário composto pelo trecho norte da Avenida Luís Viana Filho (Av. Paralela), Avenida Dorival Caymmi e pelo Complexo Dois de Julho, deve migrar para a nova via, aliviando o trânsito no entorno aeroporto.

Preservação e manutenção

No decorrer da execução da obra, animais de inúmeras espécies, bem como 18 mil mudas de plantas nativas foram resgatados. A fim de garantir equilíbrio ambiental, houve a plantação de mais de seis mil mudas, em diferentes pontos do entorno da via. 

Além da manutenção, é responsabilidade da Bahia Norte prestar uma série de serviços aos usuários, que inclui atendimento médico de urgência, socorro mecânico e um avançado sistema de operação e monitoramento

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito