i

i

eco

eco

PRF

PRF

cm

cm

Adsense




Itacaré realiza mutirão de cadastramento de idosos e deficientes para receber o BPC

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando um mutirão de atendimento na zona rural, denominado de Social Itinerante, para o cadastramento dos idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência para que recebam ou continuem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). (Saiba Mais, Click Abaixo)


O mutirão começa nesta quarta-feira com o serviço de cadastramento na região ribeirinha, saindo de barco pelo Rio de Contas até a região da Volta do Poço.

De acordo com a programação, na próxima terça-feira, dia 04, o Social Itinerante vai realizar o cadastramento de idosos e deficientes da região da Camboinha. Já no dia 05 será a vez do atendimento na Marambaia. No dia 06 acontecerá o atendimento no Assentamento Pancada Grande e no sábado, dia 08, será no distrito de Taboquinhas.

A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Leal, informa que além do atendimento nas localidades, os beneficiários precisam estar atentos porque o prazo final para o cadastramento é até o dia 31 de dezembro. Os beneficiários, munidos de todos os documentos pessoais, devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, na rua Rui Barbosa, centro, ao lado do Clube Pirajá, das 8 às 14 horas. O cadastramento também está sendo feito na unidade do Bolsa Família de Taboquinhas, das 8 às 14 horas.

Para continuar recebendo o BPC é preciso que o beneficiário com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência estejam inscritos no Cadastro único até o mês de dezembro desse ano. Por esse motivo a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, solicita que os idosos e as pessoas com deficiência procurem o mais rápido possível a unidade mais próxima, seja na sede ou em Taboquinhas, para realizar o cadastramento. A Prefeitura de Itacaré também vai colocar unidades móveis na zona rural para realizar essa inclusão dos idosos no Cadastro Único.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

Esse trabalho de ampliar o sistema de cadastramento, segundo explica Patrícia Leal, faz parte do compromisso do prefeito Antônio de Anízio de prestar um atendimento de excelência aos cidadãos de Itacaré, possibilitar a essas pessoas o acesso aos benefícios e programas sociais. O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito