i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Peru de Natal lidera lista de itens reprovados na Operação do Ibametro na Bahia


A Operação Natal, realizada de 10 a 20/12, pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) apresentou alto índice médio de reprovação de 35% nos itens queijo, peru, chester e frango. Um total de 360 tipos de produtos foram fiscalizados, nos aspectos quantitativo (para verificar se o peso corresponde ao indicado no rótulo,               Saiba Mais, Click Abaixo)


já descontado o peso da embalagem) e o aspecto formal (se o rótulo do produto está conforme regulamentação do Inmetro). A fiscalização aconteceu na capital e interior do Estado.
Os demais artigos inspecionados (tender, nozes, passas, ameixa, damasco, pernil, azeitona, panetones, roscas natalinas, vinhos, torrones, espumantes e refrigerantes) também apresentaram elevado percentual de reprovação, chegando em média a 27%.

De acordo com o diretor-geral do Ibametro, “o objetivo da Operação foi intensificar a fiscalização de produtos largamente comprados nessa época do ano, para proteger o consumidor”. O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), sendo responsável pela aplicação da política metrológica no território baiano.

Além dos artigos da ceia natalina, a Operação Natal fiscalizou os itens a seguir: brinquedos diversos (22 mil unidades), bicicleta Infantil (96 unidades), luminárias tipo pisca-pisca (2,2 mil unidades) e luminárias tipo mangueiras (130 unidades). Nestes itens, não foram encontradas irregularidades. Mas vale salientar algumas dicas:


Brinquedos

- Todo brinquedo comercializado no Brasil, nacional ou importado, deve trazer o Selo Inmetro. Isto significa que o item passou em testes laboratoriais e atende a requisitos de segurança;

- Verificar a faixa etária informada na embalagem. Muitos brinquedos trazem peças pequenas (e baterias tipo botão) que podem ser engolidas por crianças de uma faixa etária inferior, gerando engasgamento;

- Pedir a Nota Fiscal de compra para reclamações posteriormente, e

- Retirar o brinquedo da embalagem e montá-lo, pois, grampos e sacos plásticos podem causar acidentes”, explica o gestor.

Luminárias

- Como as luminárias não são certificadas, não há o Selo do Inmetro, mas elas devem atender a requisitos obrigatórios a serem informados, em português: tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador. 

Os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm), isso porque os plugues utilizados são certificados, devendo ostentar o Selo do Inmetro.

Teste simples – consumidor pode fazer!

No momento da compra, o consumidor também pode fazer um teste simples nos pisca-piscas. Basta passar um ímã sobre o produto – se ele fixar na peça, é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito e, consequentemente, risco de incêndio.

Penalidades: Os estabelecimentos comerciais onde foram encontradas as irregularidades, bem como os fabricantes dos produtos, foram notificados e têm 10 dias para apresentar defesa respondendo a processo administrativo movido pelo Ibametro. Os autuados podem pagar multa de até R$ 1,5 milhão.

Denúncias: Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode denunciar à Ouvidoria do Ibametro pelo WhatsApp
 (71) 99704-2587 ou 0800 071 1888.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito