i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Primeira cirurgia cardíaca da Santa Casa completa 11 anos

No dia 15 de fevereiro de 2008, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou a sua primeira cirurgia cardíaca, pelas mãos do Dr. Décio Cardoso, coordenador do Serviço de Cirurgia Cardíaca, um feito histórico para a nossa cidade. Segundo o médico, ao longo desse tempo, mais de 2 mil procedimentos na área da cirurgia cardiovascular foram realizados, contando com cirurgias com revascularização, troca de válvula e marcapasso.
(Veja tudo, Click Abaixo)



Antes do serviço ser implementado na região, a cidade mais próxima que realizava cirurgias cardíacas era Salvador e os pacientes ficavam em uma fila por cerca de 3 anos para conseguirem operar. “Temos pacientes que viajam 500 km para fazer a cirurgia em Itabuna. Então, a responsabilidade da referência é muito grande. Além disso, a abertura do serviço criou uma estratégia geográfica importante porque evitou o deslocamento dos doentes da nossa região para fazerem a cirurgia fora”, conta.
Hoje, a Santa Casa consegue realizar cirurgias cardíacas com os mesmos resultados dos grandes centros em termos de quantidade e qualidade, e atender não só a pacientes da cidade de Itabuna, mas de todo o Sul e Extremo Sul do estado. “É importante ressaltar que quando a cirurgia cardiovascular foi implementada aqui, conseguimos fazer um up grade do serviço. Montamos a primeira unidade coronariana do interior da Bahia. O único hospital que tem cardiologistas de plantão 24 horas é a unidade coronariana do Calixto Midlej. Oferecemos um serviço de referência que atende pacientes pós-operatórios, pós angioplastia e pacientes infartados, além de darmos um bom suporte para o pronto socorro”, diz.
Dr. Décio destaca que houve um grande aprimoramento do serviço. O que antes era uma cirurgia tida como mito tornou-se uma cirurgia feita de rotina, com um bom resultado e uma dinâmica profissional muito boa. “O Centro Cirúrgico do Calixto tem equipamentos de última geração e uma equipe extremamente qualificada, treinada para fazer cirurgias de grande porte, equipe de enfermagem boa para detectar alterações nesses pacientes no pós-operatório”, fala.
Ele ainda comenta que o investimento feito nessa especialidade nos últimos 11 anos se deu graças à força especial da provedoria, em especial ao ex-provedor, Eric Ettinger, André Werman, Dr. Isaac, o atual provedor Eric Júnior, a Dra. Milena, pessoa muito importante que está no pós-operatório desde a primeira cirurgia, além de todos os que trabalham na sua equipe.
Para o provedor Eric Júnior, esses anos representam um grande avanço para a medicina na cidade de Itabuna e região e só atesta a responsabilidade e o comprometimento da Santa Casa com a saúde da população. “A implantação do serviço de cirurgia cardíaca foi um grande marco na história da nossa instituição centenária”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito