i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




AMURC- Oficina orienta secretários e técnicos para atração de mais recursos municipais

Uma Oficina de Melhoria do Equilíbrio Fiscal Municipal foi realizada nesta quinta-feira, 28, na sede da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano - Amurc, com o objetivo de implementar boas práticas de gestão em conjunto com secretários e técnicos, para que os municípios possam atrair mais recursos próprios. A atividade foi realizada pela empresa Gove, em parceria com o Instituto Arapyaú e a entidade municipalista.
                                             (Saiba Mais, Click Abaixo)



Um plano de equilíbrio fiscal está em andamento desde março de 2018 em quatro municípios da região, Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré. A ideia do projeto a partir de agora, é realizar oficinas sequenciais que irão contrafazer as etapas do projeto nos municípios participantes e ocorrerão em datas distintas, apresentando o diagnóstico, plano de ação e implementação.

Nesse primeiro momento, a especialista em eficiência municipal na empresa Gove, Anna Deniz, declarou que os secretários e técnicos das áreas de finanças, administração e tributária trabalharam de forma conjunta na “identificação das ineficiências da gestão municipal e a oportunidade de melhoria para elaborar o diagnóstico do seu município”.

O secretário de finanças do município de Almadina, Crenilto Lau Borges, já confirmou a sua participação nas próximas oficinas, 25/04 e 27/06. Segundo ele, todas ações que visam a recuperação e captação de recursos próprios, é uma atuação mais saudável para os municípios, “principalmente para os menores, como Almadina, com menos de 7 mil habitantes e a arrecadação de 0.6%”.

A secretária de finanças de Firmino Alves, Luana Vieira parabenizou a realização da oficina, onde ela pôde encontrar alternativas sustentáveis de redução das despesas. Segundo ela, as informações passadas serão fundamentais “sobre como o município deve gastar e realizar as cobranças devidas da Gestão Pública, a exemplo do IPTU, que contribui para a arrecadação de recursos próprios”
.
Durante a sua fala, o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou que não há mais espaço para amadorismo na Gestão Pública Municipal. Segundo ele, “é preciso multiplicar e compartilhar as boas práticas dos municípios, visando o fortalecimento da região e, consequentemente a atração de investimentos”.
Participaram do encontro, secretários e técnicos dos municípios de Almadina, Buerarema, Camacã, Floresta Azul, Firmino Alves, Itabuna, Ibicaraí, Itajuípe, Itajú do Colônia, Itapé, Itacaré, Maraú, Nova Canaã e Ubaitaba.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito