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Itabuna- Mais de 2 mil pessoas são atendidas mensalmente na Central de Regulação do SUS

Responsável por regular as vagas disponíveis para exames, internações e demais procedimentos realizados em Itabuna e também fora dele, criando um elo entre as 32 unidades de saúde do município (Atenção Básica) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Central de Regulação do SUS em Itabuna tem cumprido o seu papel levando atendimento digno e de qualidade não só aos itabunenses, como também aos pacientes dos 160 municípios pactuados.
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         A Diretora da Central, Rita Souza Silva, lembra que a principal demanda da unidade que hoje conta com nove setores para atender as solicitações dos pacientes, são para procedimentos de Alta Complexidade, como por exemplo, Tomografia, Ressonância Magnética e Procedimentos Cirúrgicos, mas que também atua solucionando problemas relacionados aos procedimentos de Média Complexidade. “No mês, uma média de 2.000 mil pessoas são atendidas aqui na Central de Regulação do SUS, em Itabuna, para diferentes serviços”, informa a Diretora.
       Somente sobre os procedimentos de Alta Complexidade, no último mês foram atendidas 129 solicitações para Tomografia; 240 para Ressonância Magnética; 54 para Litrotripsia; 73 Cintilografias; 58 Densitometrias e 190 Atendimentos de Glaucoma. “Vale ressaltar que se tornou um gargalo os atendimentos de Glaucoma, por conta da redução do teto financeiro deste programa que é financiado pelo Governo Federal. O corte foi de 50% e por conta disso o Município está com dificuldades para manter regular a distribuição dos colírios”, informa a Diretora Rita Silva.
        Outro serviço disponibilizado, de acordo com Rita Silva, é o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que tem como finalidade regular pacientes para hospitais em Salvador. Uma média de 400 pessoas são encaminhadas mensalmente para o TFD. Ela finaliza lembrando de um programa que tem sido um grande aliado da Central, que é o “Fila Zero”. “Através deste programa nós conseguimos eliminar as longas filas de espera na unidade e atender a todos, fazendo o chamado dos pacientes, via telefone, a medida que as vagas surgem”, finaliza.

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