i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura Prepara Novidades para o Desfile de 7 de setembro

Tendo os preparativos para a realização do desfile oficial do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, iniciados no mês de julho, pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), já esboçam as primeiras novidades do ano de 2019.
(Saiba Tudo, Click Abaixo)





A comissão organizadora do desfile, capitaneada pelo Departamento da Educação Básica (DEB) da SME, com ações da Assessoria de Arte e Educação e envolvendo todos os demais técnicos e assessores do departamento, já procedeu três reuniões. Na primeira, ainda no dia 17 de julho, na sede da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC – Campus I – Itabuna), com diretores de escolas particulares e públicas, autoridades civis e militares e representantes da organização civil, foi apresentado o tema que norteará o desfile, a ser contextualizado principalmente pelas escolas: “Brasil: Pelo Direito de Reinventar o Mundo Através da Leitura”. Já as escolas da Rede Municipal de Ensino, ainda no contexto do tema geral, irão conduzir os seus desfiles com o subtema “Minha Vida Brasileira é Um Livro Aberto”.


A secretária municipal da Educação de Itabuna indica que as sugestões de temas levam em consideração que o Desfile Oficial do Dia da Independência do Brasil “se transforma numa das principais vitrines da Educação para fora da sala de aula de que a cidade dispõe, uma vez que une escolas, sociedade, organizações militares em torno de valores importantes como patriotismo, valorização cultural e conscientização em torno de temas e debates, como os que foram escolhidos para este ano de 2019, quando fomentaremos o incentivo à prática da leitura numa nuance de perspectivas que exploram a criatividade, o senso crítico, o sujeito como integrante de um contexto global de informações e a importância de se valorizar os símbolos culturais mais pujantes, como os escritores brasileiros”.

Entre as novidades mais importantes, está a inclusão do desfile dos estudantes do Instituto Municipal de Educação Aziz Marom (IMEAM) juntamente com o pelotão militar, logo após o desfile do Colégio da Polícia Militar de Itabuna (CPM). Este é o primeiro ano do IMEAM no contexto da inserção do Vetor Disciplinar naquela unidade, e as conversas mantidas entre o diretor do Vetor Disciplinar do IMEAM, tenente-coronel Idilceu Bastos com o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Daniel Riccio, com a secretária municipal da Educação, e com a diretora pedagógica do IMEAM, professora Wildes Alvarenga, permitiram o reconhecimento de que, pelos resultados que já estão sendo apresentados pelos próprios alunos, já é possível que eles participem do desfile cívico no pelotão militar.

Detalhes importantes já foram discutidos também com representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SESTTRAN) e com a Guarda Civil Municipal, quando foram organizados os protocolos de segurança e se definiram quais ruas próximas à Avenida do Cinquentenário e ao Jardim do Ó que serão interditadas para o trânsito durante a preparação e encaminhamento do desfile.

O tenente-coronel Daniel Riccio pontuou um dos aspectos do desfile de 2018 que foi bastante assertivo e que deverá se repetir e se aprimorar no desfile de 2019, que é o fim das “paradinhas” em frente ao palanque. Todas as instituições e escolas que participarão deverão seguir o desfile, sem performances na Praça Otávio Mangabeira.

Nesta sexta-feira (30), a SME realizará a última reunião, mais uma vez reunindo todos os envolvidos e interessados em participarem do desfile, para costurar os últimos ajustes. A reunião acontecerá na sede do Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM), no Centro Comercial. No dia 7 de setembro, o desfile terá o seu início às 8h, com previsão de encerramento às 11h.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito