i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Taboquinhas comemorou festa do padroeiro Bom Jesus

Centena de fiéis de várias comunidades de Itacaré e cidades regionais participaram nesta terça-feira da tradicional festa em louvor ao pdroeiro Bom Jesus e Taboquinhas. Iniciada no último dia 28 com o tradicional novenário a festa em louvor ao padroeiro Bom Jesus de Taboquinhas contou com uma grande programação, incluindo celebrações todas as noites, missas, procissão, alvorada, apresentação da Fanfarra de Percussão de Taboquinhas (Fanpet) e momento culturais. (Saiba Mais, Click Abaixo)


E nesta terça-feira, dia 06 de agosto, consagrado ao Bom Jesus, os festejos foram iniciados às 5 horas da manhã com a tradicional alvorada que conta com a banda musical passando pelas ruas do distrito anunciando a festa. Às 10 horas foi celebrada a missa festiva pelos padres Ednaldo Cardoso e Marcos e o Diácono Nelson Lira, seguindo com procissão e benção do Santíssimo Sacramento. Logo depois será a vez do tradicional caruru beneficente do Bom Jesus.


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, acompanhado do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais e vereadores, participou das festividades e destacou a importância de garantir a tradição da festa do padroeiro de Taboquinhas. Antônio de Anízio também falou do momento de fé e de oração que permaneceu durante todos os dias dos festejos. A realização foi da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

E esse ano a festa do padroeiro Bom Jesus teve uma novidade, com a realização do momento cultural, a partir das 18 horas, na praça Nativo Vieira. O momento cultural contou com samba de roda e apresentações de vários grupos e manifestações culturais, em homenagem aos 70 anos da igreja de Bom Jesus de Taboquinhas e também abrindo a semana da Micareta 2019 do distrito, que começa na próxima sexta-feira, dia 09.

HISTÓRIA – Esse ano a igreja de Bom Jesus de Taboquinhas estará completando 70 anos de existência. Segundo relatos de moradores antigos do distrito, “Bom Jesus” passou a ser padroeiro de Taboquinhas após uma história de fé. Por volta do início do século XX, quando uma doença atingiu um importante morador e agricultor de Taboquinhas, residente na fazenda São João, na área ribeirinha do rio de contas. O senhor Juvenal Figueiredo Sampaio e um grupo de amigos bem próximos foram à pé até a cidade de Bom Jesus da Lapa, para pagar uma promessa, de onde trouxeram uma imagem da representação do sofrimento de Jesus pela humanidade.

Daí então Bom Jesus passou a ser o padroeiro de Taboquinhas, onde a comunidade escolheu que na mesma data em que se comemora o dia da festa na Lapa, aconteceria também os festejos do Bom Jesus de Taboquinhas. E assim a tradição permanece viva, com festejos todos os anos, contando com nove dias de preparação até chegar ao dia do padroeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito