i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Lavagem do Beco do Fuxico terá Rixô Elétrico, Ilê Ayiê, Sine Calmon, mais 11 blocos




Numa reunião entre representantes de entidades carnavalescas e o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania -FICC-, Daniel Leão, ficou definido o roteiro de desfile dos blocos na lavagem do Beco do Fuxico, no dia 6 de fevereiro, que na sua edição de 2020 terá como atrações o Rixô Elétrico,  fazendo a sua estreia no Carnaval Antecipado – Itabuna Folia 2020 ao lado do Ilê Ayiê e de Sine Calmon, que se apresentam na praça Adami. O desfile terá a participação de 11 blocos e afoxés, além dos tradicionais carros pipas que participam da lavagem, um marco na abertura do Carnaval itabunense prometendo atrair milhares de turistas. (Saiba Mais, Click Abaixo)





Segundo Daniel Leão, a programação tem sido coordenada pelo prefeito Fernando Gomes, que confirmou a sua participação na lavagem do Beco do Fuxico, uma festa marcada pela descontração, alegria e uma efetiva participação dos foliões. Explicou ainda, que as grande atrações da lavagem e do Carnaval, no período de 6 a 9 de fevereiro, só foi possível graças a uma parceria com o governo do Estado.


Na reunião realizada na sede da FICC ficou definido que os blocos e afoxés vão se concentrar na praça Laura da Conceição, a partir das 16 horas, seguindo que no circuito compreendido entre a rua Duque de Caxias, Beco do Fuxico, Avenida Cinquentenário e terminando com uma concentração de foliões na praça Adami, com apresentações de Sine Calmon e do Ilê Ayiê. O desfile será aberto pelo afoxé  de pai Gildo, com a participação de baianas com muita água de cheiro abrindo os caminhos dos foliões.


Pela ordem programada do desfile estão o Rixô Elétrico, puxando foliões pipocas, seguido do Hora Extra, dos Casados I...responsáveis, Maria rosa, Charanga da Alegria, Ilê Odara, além de blocos com minitrios Encantarte, Taboca, Planeta Reggae e Dez Casados.

Atrações

Entre as atrações esta o  o microtrio Rixô Elétrico  sob o comando da guitarra baiana de Fred Menendez, resgatando clássicos dos antigos carnavais no circuito da lavagem do Beco do Fuxico.

Já o Ilê Aiyê, que se apresenta na praça Adami, é o mais antigo bloco afro do carnaval baiano. Ele foi fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, e constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil.

Outra grande atração de peso também conhecida nacionalmente, é Sine Calmon, um guitarrista baiano, que foi indicado como revelação do ano na Categoria Instrumentista de cordas em 1988, para o Troféu Caimmy.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito