i

i

PRF

PRF

cm

cm

Adsense




Atuação das Parcerias na Produção Agroecológica em Jussarí Ba

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR da Bahia), Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), e a Associação Comunitária Viva Vida, estão beneficiando 21 famílias com a construção de hortas em mandalas, na cidade de Jussari - BA. É indiscutível a importância e, as vantagens que a forma de cultivo que a horta em mandala proporciona.
(Saiba Mais, Click Abaixo) 


Nela, o canteiro tem o formato circular e, de acordo como for projetado o caminho em sua volta, possibilita seu manejo, irrigação, colheita, e a criação de animais como galinhas caipiras. Em decorrência disso, e seguindo o exemplo apresentado, o esterco produzido pelas aves, é utilizado para adubar a horta, as hortaliças e, os ovos produzidos são utilizados para alimentação e/ou comercialização.
Em face dessa realidade, o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS considera a horta em mandala uma tecnologia social, e ótima opção para agricultura familiar pelo seu baixo custo, tendo como premissa o manejo orgânico da produção, fugindo assim dos altos custos da produção convencional.
Assim sendo, Vinicius diretor presidente da COOPERAST, considera a realização desse projeto uma continuação do excelente trabalho que a cooperativa vem desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado, buscando fortalecer sempre a inovação, e as iniciativas sustentáveis que geram renda para a agricultura familiar.
 Pela observação dos aspectos analisados, Vinicius enfatiza a relevância dessas parcerias que só agregam ao trabalho da cooperativa, uma vez que a Associação Viva Vida não tem como objetivo principal a atividade econômica, mas apoia e defende os interesses do grupo que encontra na união de esforços, a melhor solução para os pequenos agricultores da cidade de Jussari – BA.
Ainda convém citar que, as atividades de implantação do sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS seguem em ritmo acelerado e, em breve a associação estará colhendo a produção desse cultivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito