i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Em Audiência, Câmara de Itabuna Debate Atualização de Lei sobre Saneamento

Vereadores abriram terça-feira (19), em audiência virtual, um debate sobre a proposta do Executivo para alterar a lei 1.805/2000, que trata do Plano de Saneamento de Itabuna. O dispositivo legal, com dezenas de novos artigos (passa de 54 para 142), abarca temas como abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana; manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo de águas pluviais.
(Saiba Mais, Click Abaixo)



“O acréscimo de artigos demanda uma leitura e uma compreensão bem apurada da Câmara de Vereadores, para aprovar uma lei que seja mais justa para Itabuna”, ponderou Júnior Brandão (Rede), requerente daquele encontro remoto. .
A discussão contou com professores universitários (UFSB e UniFTC); conselhos de Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Procuradoria Jurídica do Município, entre outros. Cada representante apresentou prós e contras ao novo texto. Entre as reflexões levantadas, o fato de a legislação federal exigir um Plano Municiapl de Saneamento Básico como pré-requisito quando há a intenção de concessão do serviço – apesar de não ter sido este o propósito inicial da audiência.

Aos argumentos
O subprocurador do município, João Paulo Cardoso Martins, ressaltou, sobretudo, a necessidade da nova lei para o município estar em consonância com outras legislações que surgiram ao longo desses 20 anos. Ele também respondeu a requerimentos anteriormente enviados por Júnior Brandão, em que propõe, por exemplo, acrescentar o termo “com autorização do Legislativo” em caso de eventual propósito de concessão dos serviços de saneamento na cidade. Hoje, a cargo da EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento).
O advogado mencionou o entendimento legal de que qualquer delegação desse tipo de atividade é, sim, atribuição do município. Nesse ponto, o vereador Jairo Araújo (PCdoB) chamou a atenção para a complexidade do tema e a necessidade de ampla participação da sociedade. “Porque decide o futuro das próximas gerações. Se a Câmara aprovar o projeto como está, é um ‘cheque em branco’ para o município”, observou.
Relator do projeto pela Comissão de Legislação da Câmara, o edil Beto Dourado (Solidariedade), destacou a importância de o tema ser aperfeiçoado a partir das contribuições trazidas por vozes da sociedade e destacou estar aberto a emendas trazidas pelos colegas vereadores. Enderson Guinho (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde de Saneamento, por sua vez, defendeu que outros municípios fossem convidados a participar de uma nova audiência, já que o assunto diz respeito não apenas a 
Itabuna.
Para Ronaldo Geraldo (Ronaldão) - PL, é preciso reconhecer a relevância de um plano eficaz de saneamento básico. “Temos que ver o número de municípios que jogam dejetos no Rio Cachoeira, o número de empresas que não vêm por falta de saneamento! Esse debate é importante, porque água é nossa vida”, pontuou.

Vozes da sociedade
A professora Lisdeili Nobre, da UniFTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), que é advogada, também fez referência ao assunto. Disse que embora haja diferentes compreensões dele, considera que o Legislativo pode providenciar emendas à lei, de modo que fique clara a exigência de ele avalizar ou não qualquer delegação dos serviços de saneamento no município.
Registrou, ainda, estar feliz com a menção aos poços arteseniaos na nova lei. Afinal, cresceu o número deles durante a última seca que a cidade enfrentou, mas são ilegais. “Ninguém é dono absoluto de uma propriedade; a água é um bem público universal; não pertence ao dono de um terreno”, frisou.
Nivaldo Freitas, do Conselho Municipal de Saúde, disse que o órgão de controle social vem acompanhando as questões hídricas e sanitárias, que tanto envolvem a saúde ou falta dela. “O aumento de doenças que oneram os cofres públicos também decorrem de falta de saneamento”, alertou. Outro nome do controle social, o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), Evaldo Batista, considerou que a nova lei vem fortalecer a política de resíduos, que tanto deixa a desejar na cidade.

Próxima audiência
O presidente da EMASA, Jader Guedes, e o superintendente da ARSEPI (Agência Reguladora de Saneamento e Energia) em Itabuna, Gilberto Santana, disseram naquele momento ainda não estar a par do conteúdo acrescido à referida lei. Por isso, se ativeram a conhecer as opiniões dos demais participantes.
Santana, ao final, observou a relevância de todas as discussões “para um projeto perfeito, sem arranhões. “Não podemos deixar o Rio Cachoeira ser destruído por falta de saneamento. Que a empresa que possa comprar a EMASA possa investir no saneamento”, afirmou.
Pastor Francisco e Antônio Cavalcante, ambos do partido Republicanos, evidenciaram o quanto o debate foi enriquecedor e consideram apropriada a continuidade de a Câmara provocar outros encontros semelhantes. No dia seguinte, inclusive, ficou acertado em sessão ordinária da Casa que haverá uma segunda audiência com a mesma temática na próxima segunda-feira, às 10 horas da manhã.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito