i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Capacitação online orienta lojistas e trabalhadores no combate ao Covid-19, em Itabuna e Ilhéus

Lojistas e trabalhadores que atuam no comércio das duas cidades podem participar da 1ª Capacitação online em Segurança do Trabalhador no enfrentamento da Covid-19, entre 10 e 12 de junho, com direito a certificação de 30 horas. As inscrições gratuitas já estão disponíveis no endereço: www.even3.com.br/segubiouesc
(Saiba Tudo, Click Abaixo)



A ação é fruto de uma parceria firmada entre representantes da classe empresarial de Itabuna e Ilhéus, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), através do projeto “Uesc com você!” do Departamento de Ciências da Saúde – Colegiado de Enfermagem.
A iniciativa de professoras e discentes do Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde, do último ano do Curso de Enfermagem da universidade, foi apresentada na última sexta-feira, 5, durante uma reunião remota com representantes da classe empresarial dos dois municípios. A ideia é promover uma conscientização desse público, para que eles possam atuar de forma mais segura no comércio.
Segundo a coordenadora do Estágio Obrigatório em Serviços de Atenção Primária à Saúde, Carla Daiane Costa Dutra, o projeto prevê “a produção de material educativo (cartilhas) e realização de curso de capacitação sobre autocuidado e medidas de proteção/prevenção do COVID-19 para comerciantes e lojistas - com vistas à promoção da saúde dos trabalhadores e dos lojistas do comércio local de Ilhéus e Itabuna, além de trazer orientações para o enfrentamento/adaptações necessárias pós-pandemia”.
A ação deve-se ao elevado risco de contaminação do vírus que pode acontecer nos estabelecimentos comerciais, o aumento do número de casos na comunidade, a subnotificação, a taxa de ocupação de leitos de UTIs, entre outros fatores. O intuito é empreender esforços para o enfrentamento do COVID-19, com vistas à mitigação de danos à economia local, a partir de ações de educação em saúde que visam à proteção de empregadores-trabalhadores-consumidores do comércio nesses municípios.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI), Sérgio Velanes, participou da reunião e apoiou a iniciativa, que visa levar mais informações aos comerciantes e aos clientes sobre o uso consciente de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo de máscaras, álcool em gel 70%, além da adoção de medidas de distanciamento social e higienização correta das mãos.
“É possível ter um comércio atuando de forma consciente, usando máscara e outros tipos de EPIs. O nosso papel enquanto sociedade é que a gente possa levar informações para as pessoas. Que as informações possam chegar aos bairros, a todos os lojistas, para que eles possam utilizar as medidas de segurança eficazes. Precisamos adotar todas as prevenções e levar segurança aos nossos clientes”.
Instituições parceiras
São parceiros do projeto, Sindicatos Patronais, Sindicatos de trabalhadores do Comércio, Câmaras de Dirigentes Lojistas e Associações Comerciais e Empresariais de Itabuna e Ilhéus, Vigilância Sanitária e Vigilância à Saúde do Trabalhador de ambos os municípios, e Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (SESAB), através do Núcleo Regional de Saúde – Região Sul – Ilhéus (NRS-Sul Ilhéus).

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito