i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Coronavírus em Itabuna- Secretário de Saúde fala sobre Testagem e Planejamento para o Enfrentamento


Na tarde desta quarta-feira (22), o Secretário Interino de Saúde de Itabuna, Emerson Oliveira, esclareceu dúvidas da população sobre os procedimentos acerca da testagem para a detecção da Covid-19 realizada pela Vigilância Epidemiológica do Município (Viep). Segundo Emerson, o município seguirá com o ritmo intenso de testagem, que coloca Itabuna entre as cidades que mais realizam testes para a Covid-19. 
(Conheça Mais Ações, Click Abaixo)





Vale ressaltar que, além de traçar um diagnóstico mais preciso em relação à incidência do vírus no município, a realização de testes em massa é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
          Atualmente, apenas em relação aos Testes Rápidos, o município realiza entre 300 e 400 testes por dia. Para reforçar esse trabalho, destacou que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a equipe de enfrentamento a Covid-19. “Contratamos médicos para confirmação dos diagnósticos, ampliamos as linhas telefônicas para atendimento à população e contratamos mais profissionais para atuar nesse suporte” disse.


         O secretário informou que a Viep continuará com os testes em grupos específicos, além dos testes em pessoas com sintomas ou suspeitas de Covid-19. “Na quarta-feira realizamos mais um drive thru no estacionamento Teatro Municipal Candinha Doria, com pessoas que entraram em contato com a vigilância, e, a partir desta quinta-feira  daremos início à testagem de cerca de 700 profissionais que trabalham em farmácias do município. 


Essa testagem deve ter continuidade na sexta-feira, devendo concluir até a próxima segunda-feira”, informou Emerson Oliveira. 
           Em relação ao planejamento da SMS para realização dos testes, o secretário adiantou que o município dará continuidade à testagem de mercados nos bairros e de lojas e empresas com casos de pessoas confirmadas. Segundo Emerson, esse planejamento também inclui o atendimento às pessoas que entram em contato com a Vigilância Epidemiológica. 

           Sobre os critérios para a realização dos testes, o secretário esclareceu que o município segue as orientações da nota técnica do Ministério da Saúde, que define critérios para realização tanto dos testes rápidos, quando da modalidade RT/PCR, onde há a coleta de material do paciente com suspeita de Covid-19.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito