i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Programação do IF Baiano no mês da Consciência Negra


O mês de novembro no IF Baiano terá extensa agenda de eventos em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. A data foi oficialmente instituída pela Lei nº 12.519/11 e reverencia a memória de Zumbi dos Palmares. "Palmares inspira atos de resistência da população que descende de escravizados africanos até os dias atuais”, destaca a coordenadora geral dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IF Baiano, Nelma Barbosa.

(Saiba Mais, Click Abaixo)



O IF Baiano promove ações antirracistas por meio dos NEABIs durante todo o ano. Em novembro, elas se intensificam em virtude do Dia da Consciência Negra. “É uma data especialmente reservada à luta. No 20 de novembro, todos são chamados a afirmar a herança africana e repensar seu pertencimento étnico-racial ou identidade”. 

Durante o mês, as unidades do IF Baiano espalhadas por toda a Bahia realizam mais de 10 eventos e atividades gratuitas, com transmissão online, para refletir sobre a importância da data. Confira: 

Campus Alagoinhas

O Campus Alagoinhas promoverá no dia 19 de novembro, às 19h, o Refletindo sobre as várias Áfricas. Os palestrantes africanos de Benim, Corynne Adanha, e de Moçambique, Adilson Muthambe, discutirão a diversidade cultural e histórica da África. Mais informações: [email protected].br

Campus Bom Jesus da Lapa e Campus Serrinha

O Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), com apoio dos campi Bom Jesus da Lapa e Serrinha do IF Baiano, do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e em parceria com os grupos de pesquisa Xerófilas, JuRus e EcoCampo, realiza o Congresso "Diálogos antirracistas e insurgências: ruralidades em perspectiva". O evento é online e gratuito e transmitido no canal do LaPPRuDes no Youtube. A próxima atividade será no dia 20 de novembro, às 14h30, com o tema "A consciência de si e as identidades: histórias de vida e (re)existência". Mais informações no site do evento.

Campus Guanambi


A III Semana da Consciência Negra do Campus Guanambi terá como tema a “Construção da Identidade Negra: racismo e antirracismo”. O evento online acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro, às 14h, e recebe inscrições até o dia 17 do mesmo mês. Temas como construção de identidade e racismo e antirracismo na sociedade brasileira estarão em debate. Veja aqui detalhes da programação e consulte o site do evento

Campus Governador Mangabeira

O campus realiza no mês de novembro o Afrocentricidades em Rede. O evento terá apresentação de trabalhos nas categorias Vídeo Curto, Card Formativo e Fotografia Ancestral. O evento foi pensado a partir da perspectiva dos tempos de comunicação remota, focando na produção de conteúdo pelos alunos com a linguagem das redes sociais. Mais informações: [email protected]

Campus Itaberaba

O Campus Itaberaba realiza em todas as quintas-feiras de novembro (05, 12, 19 e 26) o I Seminário de Educação no Combate ao Racismo, às 9h. O evento online tem como tema “O Neabi e as ações afirmativas no campo educacional brasileiro” e está sendo transmitido pelo canal do campus no YouTube. Veja a programação completa aqui.

Campus Itapetinga

O Campus Itapetinga promove, desde outubro, atividades para a Consciência Negra. Este ano, o tema central da programação é o afrofuturismo. A proposta traz a abordagem afrofuturista, que une a discussão racial ao universo da ficção científica no cinema, oferecendo aos estudantes um olhar sobre as condições de vida da população negra. O evento já promoveu discussões, oficinas e análise fílmica. No dia 17 de novembro, haverá discussão do filme “Pantera Negra”. As lives estão sendo exibidas no canal do Neabi Itapetinga.

Campus Santa Inês

O campus promoverá lives com psicólogos e educadores nos dias 16 e 26 de novembro, às 19h, com transmissão online. O tema das lives é “A população negra e a educação na pandemia e no pós-pandemia” e vai discutir os impactos da pandemia e o olhar para educação e para saúde mental dos estudantes negros. O link de transmissão do evento será divulgado em breve. Mais informações: [email protected] 

Campus Senhor do Bonfim

O evento Conexões, Raça e Gênero do Campus Senhor do Bonfim acontecerá nos dias 20 de novembro, às 15h, e 27 de novembro, às 19h30. Serão duas rodas de conversa: a primeira sobre mulheres negras e produção do conhecimento e a segunda sobre raça, gênero, sexualidade e trabalho. Mais informações: [email protected]

Campus Teixeira de Freitas

O III Arvorecer Negro do Campus Teixeira de Freitas acontecerá de 11 a 13 de novembro e traz como tema “ Lugar de negro é na Educação, Ciência e Tecnologia: Trajetórias negras na construção dos saberes”. O objetivo é discutir as relações entre os discentes e o saber acadêmico e como o racismo e a exclusão operam para desmotivá-los a acessar a universidade e o terreno da ciência.  As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.

Campus Uruçuca

O Novembro Negro em Uruçuca terá atividades de 23 a 27 de novembro. Serão palestras, mesas-redondas e rodas de conversa, que irão culminar com o VII Sarau de Preto, um projeto de extensão que realizava atividades artísticas e culturais trimestralmente no campus e teve sua programação interrompida por conta da pandemia. O tema geral do evento é “Um levante contra o racismo”. A programação completa e os links para inscrição e da transmissão ainda serão divulgados. Mais informações: [email protected] 

Campus Valença

A VI edição do Seminário (Re)Pensando Questões Afro-Brasileiras: diálogos sobre Cultura, Memória e Identidade do Campus Valença acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro. O evento terá transmissão via Youtube do Reafro Conecta e no Instagram do Neabi IF Baiano Campus Valença. A programação conta com palestras, debates, exposição de personalidades negras e discussão de filme. O evento interdisciplinar tem como finalidade dar continuidade aos estudos do Núcleo e ser um amplo espaço de reflexões, debates e construção de saberes sobre cultura, religiosidade e identidade afro-brasileira.


Diretoria de Comunicação do IF Baiano 
[email protected]
ifbaiano.edu.br


 

O IF BAIANO - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito