i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Governador confirma ao Prefeito Augusto Castro apoio para reabrir Hospital São Lucas

 
O governador Rui Costa garantiu ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o apoio do Governo do Estado no projeto de reabertura do Hospital São Lucas, o que deve acontecer ainda neste semestre.  Em contato com o primeiro tesoureiro da Santa Casa Misericórdia de Itabuna, Peter Deviris Lemos, Augusto confirmou a informação recebida durante a audiência na quinta-feira.

(Saiba Mais, Click Abaixo)



A reabertura do São Lucas para atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi defendida pelo então candidato Augusto Castro durante a campanha política do ano passado. Para ele, era fundamental que os leitos da unidade hospitalar, diante da pandemia da Covid-19, estivessem aptos a receber pacientes, com toda a estrutura, inclusive, suporte de equipes médicas e de enfermagem.

A proposta de Augusto recebeu o apoio do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) que assegurou emenda parlamentar de R$ 2 milhões para a primeira etapa do projeto de reabertura do hospital. Além disso, o agora prefeito de Itabuna levou o tema ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas em audiências, quando expressou sua preocupação.

Durante a cerimônia de encerramento das celebrações dos 104 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na noite de quinta-feira, dia 28, a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, representou o prefeito Augusto Castro, que cumpria agenda em Salvador, onde foi recebido pelo governador Rui Costa. Na oportunidade, o provedor Francisco Valdece apresentou o projeto do novo Hospital São Lucas, que já conta com recursos financeiros para a primeira etapa.

A secretária municipal de Saúde, disse que a reabertura do hospital é muito importante porque vai dividir a demanda de leitos da UPA 24 Horas e do Hospital de Base. “Por conta da Covid-19 a cidade perdeu muitos leitos clínicos. A intenção é que passe a atender um a pacientes oncológicos e renais, já que a estrutura do Hospital Calixto Midlej Filho não comporta mais a demanda que o município precisa”, declarou. Além disso, há a intenção de criar leitos de UTI e Centro Cirúrgico para o SUS. “Nossa expectativa é que a reabertura aconteça, pois a população só tem a ganhar" expressou Lívia Mendes.

Nesta primeira etapa, serão 62 leitos, sendo 50 de enfermaria (clínicos) e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente a pacientes com novo coronavírus. Passada a fase crítica da pandemia da Covid-19, os leitos serão disponibilizados para pacientes dos serviços públicos de saúde.

Nas comemorações dos 104 anos da Santa Casa de Itabuna, realizada no Teatro Candinha Dória, houve a entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, idealizador da instituição, a personalidades que contribuem para o seu desenvolvimento e benefício da comunidade.

Neste ano foram agraciados o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, à médica da rede básica de saúde Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, e ao ex-provedor da SCMI, o médico intensivista Eric Ettinger Menezes Júnior.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito