i

i

CMVI

PRF

PRF

cm

cm

Adsense




Governador confirma ao Prefeito Augusto Castro apoio para reabrir Hospital São Lucas

 
O governador Rui Costa garantiu ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro, o apoio do Governo do Estado no projeto de reabertura do Hospital São Lucas, o que deve acontecer ainda neste semestre.  Em contato com o primeiro tesoureiro da Santa Casa Misericórdia de Itabuna, Peter Deviris Lemos, Augusto confirmou a informação recebida durante a audiência na quinta-feira.

(Saiba Mais, Click Abaixo)



A reabertura do São Lucas para atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi defendida pelo então candidato Augusto Castro durante a campanha política do ano passado. Para ele, era fundamental que os leitos da unidade hospitalar, diante da pandemia da Covid-19, estivessem aptos a receber pacientes, com toda a estrutura, inclusive, suporte de equipes médicas e de enfermagem.

A proposta de Augusto recebeu o apoio do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) que assegurou emenda parlamentar de R$ 2 milhões para a primeira etapa do projeto de reabertura do hospital. Além disso, o agora prefeito de Itabuna levou o tema ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas em audiências, quando expressou sua preocupação.

Durante a cerimônia de encerramento das celebrações dos 104 anos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, na noite de quinta-feira, dia 28, a secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, representou o prefeito Augusto Castro, que cumpria agenda em Salvador, onde foi recebido pelo governador Rui Costa. Na oportunidade, o provedor Francisco Valdece apresentou o projeto do novo Hospital São Lucas, que já conta com recursos financeiros para a primeira etapa.

A secretária municipal de Saúde, disse que a reabertura do hospital é muito importante porque vai dividir a demanda de leitos da UPA 24 Horas e do Hospital de Base. “Por conta da Covid-19 a cidade perdeu muitos leitos clínicos. A intenção é que passe a atender um a pacientes oncológicos e renais, já que a estrutura do Hospital Calixto Midlej Filho não comporta mais a demanda que o município precisa”, declarou. Além disso, há a intenção de criar leitos de UTI e Centro Cirúrgico para o SUS. “Nossa expectativa é que a reabertura aconteça, pois a população só tem a ganhar" expressou Lívia Mendes.

Nesta primeira etapa, serão 62 leitos, sendo 50 de enfermaria (clínicos) e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente a pacientes com novo coronavírus. Passada a fase crítica da pandemia da Covid-19, os leitos serão disponibilizados para pacientes dos serviços públicos de saúde.

Nas comemorações dos 104 anos da Santa Casa de Itabuna, realizada no Teatro Candinha Dória, houve a entrega da Comenda Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, idealizador da instituição, a personalidades que contribuem para o seu desenvolvimento e benefício da comunidade.

Neste ano foram agraciados o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, à médica da rede básica de saúde Itabuna e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, e ao ex-provedor da SCMI, o médico intensivista Eric Ettinger Menezes Júnior.


0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito