i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




AMURC- Reunião apontou necessidade de articulação entre os municípios e o Estado no combate a Covid-19

A expansão do Coronavírus na região Sul da Bahia levou secretários ligados ao Fórum de Secretários Municipais de Saúde – Forsems da Amurc a buscarem uma alternativa conjunta regional para conter o avanço do vírus durante uma reunião virtual, nesta quarta-feira, 10, com a participação de representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc e do Núcleo Regional de Saúde Sul de Ilhéus.

(Saiba Tudo, Click Abaixo)



           Segundo a gestora do NR Sul, Domilene Borges, Ilhéus e Itabuna estão no ranking das 10 cidades mais infectadas na Bahia e a região Sul é a segunda no Estado, com maior número de casos ativos. A taxa de ocupação chegou a 85% dos leitos de UTI nesta quarta-feira. Ela destacou que tem observado o relaxamento das medidas de prevenção ao Covid-19, e “a reunião teve o objetivo de unir forças entre o Estado, a Amurc e a Uesc no sentido de adotar medidas preventivas ao vírus”.

O secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga destacou que a reunião faz parte de um encontro permanente com o Governo do Estado e instituições parceiras, a exemplo da Uesc, que fortalece a luta contra o Covid-19 a partir da realização de 8 mil testes até o momento, pelo laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem/Uesc). “A reunião foi importante pois trouxe um nivelamento dos números de leitos disponíveis na região e as vacinas que estarão chegando, bem como a logística para levar até a população”.

Os secretários de saúde dos municípios citaram que um dos fatores que tem ocasionado o aumento do número de casos ativos é que a população tem deixado de adotar os cuidados preventivos, como o uso da máscara e do álcool em gel de forma contínua. Além disso, eles relatam a realização frequente de eventos que contribuem para a aglomeração de pessoas nessas localidades, ocasionando a proliferação do vírus.

Dentre os encaminhamentos foram solicitados: uma reunião com os prefeitos e o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas; a reativação dos comitês de Covid-19 nos municípios para acompanhar as ações intersetoriais; a retomada do monitoramento pela Atenção Básica nos municípios; verificar a quantidade de vacinadores e digitadores; mutirão de testagens; colocar em quarentena os pacientes com sintomas de Covid-19; toque de recolher regional; solicitação do Estado e do Ministério Público para acabar com eventos que geram aglomeração.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito