i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Instituto promove palestras regionais sobre trabalho escravo contemporâneo

  

Por Andreyver Lima

No sentido de promover o conhecimento sobre as novas faces do trabalho escravo contemporâneo, o Instituto Sorria promoveu palestras no sábado (30) em Itabuna e segunda-feira (01) em Ibicaraí. Os encontros tiveram a participação de trabalhadores do campo, advogado e psicóloga. Dentre os temas abordados, condições degradantes do trabalho escravo até maneiras de identificar e denunciar possíveis atos que configuram o crime. 

(Saiba Mais, Click Abaixo)





"São trabalhos sem as mínimas condições de saúde e higiene, não recebe salário ou recebe descontados vários itens referentes ao exercício de sua atividade, como alimentação e instrumento de trabalho.” afirmou o advogado Jorge Latrilha.

Para a psicóloga, Eliane Oliveira, o trabalhador escravizado sofre o chamado ‘acorrentamento da mente’, quando o indivíduo já não se reconhece. “Com a desestruturação da saúde emocional, por conta do trabalho exaustivo, essa pessoa passa a ter consequências psíquicas silenciosas e se submetem porque não têm perspectiva.”

A trabalhadora rural, Maria Cristina, definiu como uma palestra esclarecedora. “Para nós agricultores e agricultoras familiares a palestra nos trouxe algo muito importante que é nos alertar e orientar a fazer essa denúncia, para que as pessoas não fiquem escravizadas.”

De acordo com o coordenador do Instituto, Jacson Cardoso Chagas, o Observatório Social cumpre também o papel de alertar. “Esse crime ainda acontece nos tempos atuais, por isso as políticas públicas e fiscalização devem ser constantes, pois as formas de escravidão se renovam.”

O Observatório Social para diagnóstico e denúncia sobre trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizado pelo Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), em parceria com o Instituto Sorria.

Caso você desconfie de uma situação de trabalho escravo, pode denunciar anonimamente, pelo aplicativo, site www.institutosorria.org.br e whatsapp (73 99856-8442

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito