i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itacaré inaugura Viveiro de Mudas Frutíferas e Ornamentais



O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, inaugurou na tarde desta segunda-feira(21) o Viveiro Municipal de Mudas Frutíferas, Ornamentais e Essências Florestais, uma unidade que fica no distrito de Água Fria e servirá para garantir não somente o aumento da produção agrícola, como também terá um papel fundamental no reflorestamento da mata nativa e na recuperação das nascentes. O viveiro conta inicialmente com dois espaços para que comportarão cerca de 40 mil mudas frutíferas, que serão doadas para os agricultores familiares e também plantas ornamentais, madeira de lei, árvores nativas da mata atlântica, além espécies medicinais.

(Saiba Mais, Click Abaixo)

 

Durante a solenidade de inauguração o prefeito Antônio de Anízio falou da importância do viveiro, que terá um papel fundamental na preservação do meio ambiente. E um dos primeiros desafios, segundo adiantou o prefeito, será a recuperação de uma nascente que fica ao lado do viveiro. Ele adiantou também que no espaço serão construídos salões que funcionarão como salas de capacitação dos agricultores e voluntários para ajudar no cultivo dessas plantas e nas ações ambientais. Para isso será firmada uma parceria com o Instituto Floresta Viva, que vai garantir todo o apoio técnico.

 

A solenidade de inauguração contou com a participação do vice-prefeito Genilson Souza, secretários municipais, servidores públicos, do vereador Diego Augusto, além de representantes de associações, pequenos agricultores e membros do Instituto Floresta Viva. O vice-prefeito Genilson Souza afirmou que a implantação do viveiro significa um marco na história da Bahia, com Itacaré dando um exemplo de sustentabilidade e deixando um grande legado para as gerações futuras, que vai se orgulhar de tudo que está sendo plantado por uma cidade cada vez melhor.

 

Já o secretário de Agricultura e Pesca, Luís Fabiano, explicou que esse viveiro representa o sonho de muitos agricultores familiares que agora se torna realidade. O secretário de Meio Ambiente, Marcus Luedy, também falou da importância ambiental e educacional do viveiro e destacou que essa é uma das ações do Programa Junho Verde, uma iniciativa da Prefeitura de Itacaré, com o apoio da comunidade, que terá continuidade durante todo o ano. O Junho Verde prevê uma série de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, incluindo programas importantes como o de coleta seletiva, recuperação de nascentes, programa de educação ambiental e o Lixão Nunca Mais, que garante uma nova destinação dos resíduos sólidos.

 

Antônio de Anízio explicou que o Junho Verde vai muito mais além que ações um único mês, será um projeto constante e tem como proposta principal conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza, patrimônio e beleza que fazem de Itacaré um dos lugares mais visitados do Brasil. Os pequenos agricultores também fizeram questão de comemorar a inauguração do Viveiro Municipal e ressaltaram o compromisso da atual gestão com a geração de emprego e renda no campo, associado com a preservação do meio ambiente.











0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito