i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Central de Regulação facilita à mulher acesso à mamografia

De acordo com a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, o fluxo à mulher que necessita de atendimento preventivo do câncer de mama e do colo do útero  se dá a partir de sua chegada a uma Unidade Básica e de Saúde da Família, onde um médico ou enfermeiro vai fazer a avaliação. Em caso de suspeita ou que requeira uma investigação mamografia e/ou exame de ultrassom da mama é solicitada (Saiba Tudo, Click Abaixo)



O digitador da unidade lança a solicitação para que essa paciente seja incluída na demanda de cotas mensais  aos prestadores, direcionadas pelo Governo do Estado.

Em Itabuna, a Clínica CAMI e a Policlínica Regional são os prestadores que oferecem o exame de mamografia. Na clínica, a oferta é de cerca de 500 exames mensais para pacientes de Itabuna e de municípios pactuados no Sistema Único de Saúde. Já na  Policlínica Regional são 169 cotas para pacientes de Itabuna, totalizando 669 de oferta mensal para mamografias.

Com relação ao ultrassom de mama, os prestadores são a clínica CIEL que oferta 1.342 exames mensais para Itabuna e municípios pactuados, e o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com oferta de 15 exames, totalizando 1.357 cotas de ultrassom.

Caso o exame aponte alteração, a paciente é encaminhada para o Centro de Prevenção em Oncologia (CEPRON), onde será feita a punção da mama para a biópsia. O resultado desse exame será analisado pelo médico do posto de saúde. Constatado o câncer, a paciente é encaminhada para o tratamento no Hospital Calixto Midlej Filho

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito