i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Coleta Seletiva Mobilização do Programa chega ao Bairro Jardim Vitória


A Prefeitura de Itabuna segue avançando com o trabalho de mobilização dos itabunenses para implantação do Programa de Coleta Seletiva. Nesta segunda-feira, dia 25, as equipes de mobilização integrada por representantes das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) visitaram condomínios e residências do Bairro Jardim Vitória.  

(Saiba Tudo, Click Abaixo)





No trabalho os mobilizadores contam com o apoio de um ônibus para visitar os bairros contemplados na primeira fase deste projeto-piloto. Na visita aos moradores do Jardim Vitória, seja em edifícios residenciais, casas ou mesmo estabelecimentos comerciais foram passadas informações sobre a necessidade de a comunidade se preparar para iniciar a separação do lixo no ambiente doméstico.
 
“Aqui no Jardim Vitória muitas pessoas já haviam tido alguma informação em relação à coleta seletiva, inclusive, percebemos que os porteiros dos prédios estavam bastante inteirados da nossa ação em favor da coleta seletiva.  Esse fato me chamou muito a atenção”, comentou o coordenador de projetos da Seplan, Rosivaldo Pinheiro.

Nesta terça-feira, dia 26, o Góes Calmon será visitado. Na quarta-feira, o Bairro Conceição, enquanto no dia 3 de novembro será a vez do Bairro de Fátima. No dia 4 a comunidade do Bairro Califórnia receberá a visita das equipes. E, no dia 5, encerrando o ciclo de mobilizações, será  a vez do Bairro São Caetano.

O trabalho de mobilização popular foi iniciado na Avenida do Cinquentenário, na sexta-feira passada, dia 22,  quando panfletos informativos sobre a importância da colaboração do segmento comercial e de serviços foram alertados para o sucesso do programa. “Percebo haver uma predisposição muito grande de todos para as pautas ambientais. Com isso, temos tido uma excelente recepção das pessoas”, comenta o coordenador de projetos da Seplan.

Rosivaldo Pinheiro lembra que para a eficácia do Programa de Coleta Seletiva é necessário o engajamento de todos os setores da sociedade grapiúna. Ele frisa que este é o momento do despertar para a importância da separação correta dos resíduos. “Estamos dando passos firmes e planejados para cumprir todo o planejamento, sem causar gargalos e fazendo fluir positivamente o trabalho”, acrescenta.

REDE DE APOIO

O Programa de Coleta Seletiva integra o Projeto Recicla Itabuna iniciado há cerca de seis meses pela Prefeitura com a desativação do antigo lixão e implantação do aterro sanitário certificado, com o apoio da CVR Costa do Cacau. Na sequência houve uma série de ações integradas para assistência às famílias que viviam da coleta de materiais do lixão.

As famílias recebem auxílio financeiro, aluguel social, distribuição de cestas básicas e participaram de cursos e capacitações para que como  agentes ambientais possam trabalhar de forma organizada por meio de uma associação, além da implantação de um galpão para início de uma nova fase profissional.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito