i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura mobiliza comércio e serviços para o início da coleta seletiva em Itabuna


Uma equipe formada por técnicos das secretarias da Agricultura e Meio Ambiente, Promoção Social e Combate à Pobreza e a equipe multidisciplinar da Secretaria de Planejamento percorreu a Avenida do Cinquentenário nesta sexta-feira, dia 22. O objetivo foi dar início à campanha de sensibilização, sobre a importância da coleta seletiva, prevista para ser iniciada a partir do mês de novembro.

(Saiba Tudo, Click Abaixo)





Na caminhada nas caçadas da principal artéria comercial da cidade foram distribuídos aos comerciantes, taxistas, e transeuntes panfletos educativos com informações sobre a separação correta de material reciclável, o que inclui garrafas pet, latas de alumínio, papel, metal e vidro.



Para o coordenador de Projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, a entrega dos panfletos no centro da cidade marca o início do despertar e do envolvimento das pessoas com o descarte correto dos resíduos sólidos. “Inicialmente, vamos focar o programa na parte seca dos resíduos”, frisou.




Na próxima semana, a mobilização vai ocorrer nos bairros Jardim Vitória, Góes Calmom e em seguida Bairro Conceição. “Já na outra semana, estaremos nos bairros de Fátima, Califórnia e São Caetano”, informou Rosivaldo Pinheiro.

O Programa Recicla Itabuna vai ter o apoio de oito ecopontos que serão instalados uma semana antes da abertura do galpão, onde vai funcionar toda a infraestrutura da Associação Recicla Itabuna para Viver Melhor, que reúne agentes ambientais. “Assim que as máquinas de separação dos resíduos chegarem, vamos instalar os ecopontos”, esclareceu Pinheiro.

O coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento falou que durante a campanha, está sendo reforçada a orientação das cores correspondente aos vasilhames para descarte dos recicláveis. “Nos recipientes verdes, serão colocados produtos recicláveis enquanto na cor cinza os não recicláveis”, explicou.

Para Rosivaldo, a coleta seletiva é um desafio vencido pelo prefeito Augusto Castro. “Com o lixão, a cidade era sempre destaque negativo em todo o país, inclusive em telejornais nacionais. Com o fim, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza coordenou com as demais o Projeto Recicla Itabuna para que os agentes ambientais trabalhem dentro dos padrões de qualidade”, falou.

Já o coordenador ambiental do Programa de Coleta Seletiva, Dielson Mendes, afirma que os trabalhos multidisciplinares começaram em março e já estão em fase de conclusão. Sobre os ex-catadores agora agentes ambientais, ele disse que já houve um curso de capacitação e em breve será realizado outro. “A implantação da coleta é muito positiva, pois, saímos na frente com um tema complexo, mas essencial”, comemorou.

A comerciária Sílvia Caetano aprovou a iniciativa e disse que buscaria fazer o descarte correto dos resíduos em sua papelaria e no domicílio. “Em casa, com a separação de vidros, plásticos e alimentos em recipientes diferentes. A Prefeitura de Itabuna está de parabéns. Que todos sigam esse mesmo exemplo”, comentou.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito