i

i

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Manutenção e limpeza de canais e bueiros evitou alagamentos após chuvas


O programa de manutenção e limpeza de canais de macrodrenagem e de bueiros, no centro e nos bairros, executado pela Prefeitura de Itabuna entre abril e outubro deste ano, evitou o registro casos graves de alagamentos na cidade mesmo após o grande volume de chuvas das últimas 48 horas. Apenas ontem, entre o meio-dia e as 15 horas, foi registrada média de 40 milímetros.

(Saiba Mais, Click Abaixo)




Os dados foram recolhidos pela Diretoria de Defesa Civil a partir das quatro Plataformas de Coleta de Dados Geotécnicas (PCDs Geo) instaladas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo para Itabuna e o Centro Sul baiano até terça-feira, dia 9, com chuvas de até 100 milímetros.





O prefeito Augusto Castro (PSD) afirma que o trabalho preventivo de limpeza de bueiros e canais de macrodrenagem realizado  pela Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), trouxe bons resultados. “Nossa gestão tem trabalhado intensamente para evitar quaisquer problemas, principalmente nos pontos mais críticos em períodos de fortes chuvas como as registradas em abril e agora”, lembra.




“Nesse ano, não ocorreram graves alagamentos como ocorria no ano passado nesta época do ano.
É  um bom sinal de que estamos firmes no projeto de manter a infraestrutura da cidade”, destacou o Augusto Castro. Ele realça a importância do trabalho sincronizado entre as secretarias municipais,  a Superintendência de Serviços Públicos e a Diretoria da Defesa Civil.

Nas últimas 24 horas, por exemplo, equipes da Defesa Civil do Município e da Superintendência de Serviços Públicos vistoriaram as 46 áreas que apresentam problemas recorrentes de alagamentos e deslizamentos em períodos chuvosos. “Não houve registro de canal extravasando com os consequentes danos aos moradores do entorno. Fizemos a limpeza de canais no Lomanto, São Caetano, Nova Califórnia, dentre outros”, informa o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.

“No caso das áreas do Antique, Caixa d’Água e São Roque, a limpeza da calha e das margens do Riacho Água Branca, com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional se provou medida preventiva eficaz”, sustenta a diretora da Defesa Civil, Elciane Reis. Segundo ela, a questão pontual da Rua São José, no Mangabinha, será resolvida pela construtora do residencial que vai apresentar à Prefeitura projeto de drenagem até a próxima semana

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito