i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna registra chuva com mais de 50 milímetros em 72 horas


Nesta terça-feira, dia 9, Itabuna recebeu um volume de chuvas que chegou a 64 milímetros somente no bairro São Caetano, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). A Defesa Civil do município está atendendo aos chamados, que até o momento são de baixa complexidade e mantém o alerta amarelo, que indica um volume pluviométrico moderado. 

(Saiba Mais, Click Abaixo)



O trabalho para minimizar os impactos da chuva conta com o apoio da Superintendência de Serviço Públicos da  Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, cujas equipes fizeram a limpeza do canal do Vila Anália atendido ao pedido de moradores. 



“O serviço de desobstrução já foi concluído. O canal de drenagem a receber a limpeza será o São Lourenço”, afirmou o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho. 



Ele disse que de fevereiro a agosto deste ano a Superintendência de Serviço Públicos executou um programa de manutenção de vários canais de drenagem, dentre os quais os dos bairros São Pedro, Califórnia, Jaçanã, Novo Jaçanã, Nova Califórnia, Emanoel Leão, Lomanto, Nova Itabuna e Vila Anália. “Agora, vamos reiniciar os trabalhos por determinação do prefeito Augusto Castro assim que seja possível. O maior problema é que estamos com chuvas acima  da média e a rede pluvial não suporta a vazão”, explicou Sousa Lino.


A coordenadora da Diretoria de Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), Eliciane Reis, disse que o ponto mais crítico está no Nova Mangabinha, onde a situação se agravou com a construção de um condomínio. No local, a terra desceu e obstruiu os bueiros ainda mais. A água e a lama invadiram as casas. “Já acionamos a empresa, notificamos e ela já começou o processo de contenção”, disse.

Ane também reforça que a rede pluvial não tem capacidade para escoar o volume de água que é recebido a cada chuva intensa, cujos índices pluviométricos aumentam a cada ano. “A população precisa cooperar com o poder público para manter canais de drenagem limpos. Mas, alguns insistem em construções irregulares que obstruem a passagem da água, como é o caso do Bairro Santa Clara e das margens do Riacho Água Branca, nos bairros Antique, São Roque e Caixa d’ Água”,  lembrou.


Outra questão fundamental para evitar alagamentos é o descarte correto do lixo em vez de ser lançado diariamente nas ruas. Quando a chuva vem, leva resíduos para os bueiros. Para piorar a situação, algumas tampas e bueiros durante a noite em algumas áreas centrais e de bairros da cidade estão sendo roubadas. “Graças ao monitoramento não houve nenhum desabrigado ou ferido nas áreas de risco. Além disso, equipes da Prefeitura estão em regime de plantão para o desentupimento de bueiros e canais”, finalizou Eliciane Reis, coordenadora da Defesa Civil de Itabuna.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito