i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna sedia Encontro do CDS - Litoral Sul que apresentou diagnóstico dos Resíduos Sólidos


O Teatro Municipal Candinha Dória sediou na manhã desta terça-feira, dia 16, a terceira rodada de debates sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). O objetivo foi apresentar o diagnóstico dos resíduos sólidos dos municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Território Litoral Sul (CDS-LS). Coube ao técnico Saulo Araújo, representante da Oriens – empresa responsável pelos estudos abordar a temática “Apresentação do Diagnóstico dos Sistemas Públicos de Limpeza Urbana nos Municípios do Território Litoral Sul”. Ele explica que este é um passo obrigatório para elaboração do Plano Integrado de Resíduos Sólidos do Consórcio.

(Saiba Tudo, click Abaixo)






Para Saulo Araújo, “a ideia é melhorar o sistema de resíduos sólidos, adequá-lo legalmente de modo que possa ser utilizado de forma universal”.




A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, responsável pela coordenação do Programa Recicla Itabuna, lembra que a cidade foi não só anfitriã deste encontro, como também referência no modelo de implantação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e implantação do programa que está na fase inicial, depois da mobilização da sociedade para a coleta seletiva.

“Somos exemplo para que os municípios que integram o Consórcio Litoral Sul possam chegar ao patamar que Itabuna chegou. Com isso, ficamos com essa consciência ambiental cada vez mais avançada”, comentou. Na avaliação da secretária Sônia Fontes, Itabuna já avançou bastante.

“Fizemos a transição, com a retirada do lixão e implantação do aterro sanitário por meio da CVR Costa do Cacau, capacitamos os agentes ambientais, implantamos o galpão e ecopontos. Enfim, estamos na expectativa de lançar até o final deste mês o Programa de Coleta Seletiva”, informou a secretária Sônia Fontes.

Já o secretário-executivo da Associação dos Municípios do Sul, Sudoeste e Extremo-Sul (Amurc), Luciano Veiga, que representou o presidente e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reforçou que o Plano Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos será uma referência para as decisões tomadas em relação ao assunto em todos os municípios que integram o Consórcio. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur - BA)
.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito