i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretaria de Saúde abre Semana da Vigilância Sanitária na terça em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde confirma para amanhã, dia 9, a abertura da “Semana da Vigilância Sanitária”, na Praça Olinto Leone em Itabuna. O evento permanece até a quinta-feira e inclui uma exposição fotográfica e exibição de vídeo com o objetivo de mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pela unidade do Departamento de Vigilância em Saúde,  que atua na promoção e proteção à saúde pública em Itabuna. Dentre as ações executadas pelos profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa), estão a fiscalização em estabelecimentos comerciais a exemplo de açougues, supermercados,

(Saiba Tudo, Click Abaixo)





 farmácias, hotéis, restaurantes, padarias, salão de beleza, feiras livres e o matadouro municipal. Atualmente, a Divisão conta com 36 fiscais que trabalham inclusive, aos sábados e domingos, inclusive na visita às clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia, etc.



Em esquema de plantão, a fiscalização se dá na inspeção e apreensão de produtos com datas de validade vencidas ou de uso impróprio para o consumo humano, bem como na orientação e conscientização sobre a importância de manter a higiene e a qualidade de alimentos, medicamentos e produtos diversos.




A coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária, Yeda Lomes, explicou que na rotina de promoção e proteção à saúde das pessoas, assim como na prevenção de doenças evitáveis, os fiscais atuam com “Poder de Polícia”, seja na regulação dos produtos, ambientes, serviços e procedimentos que envolvam risco à saúde.
Imagem Feira do Califórnia

Yeda informa que existem outros tipos de irregularidades que não passam despercebidas no trabalho cotidiano dos fiscais. Como exemplo, citou a falta de higiene, más condições de armazenamento dos alimentos, manipulação indevida, produto sem rotulagem e identificação, ausência do alvará de funcionamento e outros documentos. “A estocagem inapropriada de alimentos e outros produtos também é alvo da mira de nossa equipe de fiscais”, completa.

“Antes de qualquer atitude punitiva por parte do Departamento de Vigilância Sanitária, os fiscais trabalham na orientação e educação sanitária para esclarecer a responsabilidade de quem coloca produtos variados para o consumo humano, prezando pela qualidade e segurança da população”, destaca  a coordenadora da Divisão.

“Mas os fiscais podem autuar, aplicar multas e interditar estabelecimentos irregulares, caso haja reincidência na infração ou que não estejam de acordo com as normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde”, afirma a coordenadora. Segundo ela, a população pode cooperar com denúncias, inclusive fazendo a fiscalização de pontos de venda e de produtos alimentícios.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito