i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Secretaria Municipal de Saúde implanta em Itabuna Ambulatório de Gestação de Alto Risco


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC) implantou no dia 6 de dezembro, o Ambulatório de Gestação de Alto Risco para assistência às gestantes com comorbidade e/ou complicações na gravidez. A unidade está localizada no primeiro andar da Policlínica Municipal Dois de Julho, onde o atendimento é realizado por equipe especializada.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





Desde o dia primeiro o atendimento foi iniciado para pacientes de Itabuna. O Serviço de Pré-Natal de Alto Risco conta com atendimento médico obstétrico, enfermeiras obstetras e equipe técnica que realizarão acolhimento também a todas pacientes dos 22 municípios pactuados à Itabuna pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da segunda semana de janeiro.

Nestas duas semanas, já foram atendidas 30 pacientes. O fluxo para atendimento é realizado a partir de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde ao Ambulatório de Gestação de Alto Risco.  Na quinta-feira passada, dia 16, aconteceu uma visita técnica com os secretários de Saúde dos municípios pactuados para conhecimento da unidade.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, afirma que essa implantação é “uma necessidade de vários anos, e que se concretizou nesta gestão, graças ao empenho da equipe. A gravidez é um processo fisiológico que na maioria das vezes ocorre sem risco à mulher. Porém, em alguns casos, a gravidez evolui de forma a gerar riscos ao feto materno. O Programa de Pré-Natal de Alto Risco vem trazer para a comunidade um apoio a esse momento delicado.” afirmou.

A diretora de Média e Alta Complexidade, Roberta Fulgêncio, enfatizou que “o ambulatório de Gestação de Alto Risco é uma conquista não só para Itabuna, mas para a região. Isto, nos deixa muito felizes, pois, a assistência especializada para gestantes foi uma busca de vários anos. Graças aos nossos gestores, o prefeito Augusto Castro e a secretária de Saúde, Lívia Mendes, foi possível colocarmos em prática esta prioridade para nossa população,” disse.

Já a coordenadora do Ambulatório de Gestação de Alto Risco, Jilvane Chaves, a qual também já realizou capacitação para equipe da Atenção Primária, pontuou que “esse é um sonho que existe há 10 anos e agora se tornou realidade. Antes, não tínhamos um local especializado para atendimento a essas gestantes. E, agora, elas terão um serviço especializado de acolhimento, evitando que a paciente possa adentrar o hospital de uma forma mais grave. Com o Pré-Natal de Alto Risco, há uma estrutura e fluxo para que as gestantes consigam realizar seus exames e especialidades da melhor forma,” concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito