i

i

pmi

câm

câm

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeito Augusto Castro inaugura a Central de Triagem de Coleta Seletiva de Itabuna


O prefeito Augusto Castro ao lado da secretária de promoção social e combate a pobreza, Andréa Castro, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 21, a Central de Triagem da Coleta Seletiva em cerimônia contando com a participação dos 161 Agentes Ambientais de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna e representantes de órgãos e empresas parceiras como Defensoria Pública da Bahia (4ª Regional), Ministério Público do Trabalho (5ª Região), CVR Costa do Cacau e Biosanear.

(Veja um Vídeo e Fotos desse Evento, Click no Ícone Abaixo)




Durante o ato, o prefeito lançou o Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva, por meio de um Decreto Municipal em que a institui no município. Também assinou contrato de prestação de serviço de coleta seletiva com os agentes ambientais de recicláveis, por meio da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).




“Itabuna é pioneira na Bahia ao cumprir a Lei Federal nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornando-se referência ao encerrar as atividades do antigo lixão e implantar um novo aterro sanitário certificado. Agora, este é mais um momento histórico em que inauguramos a maior obra social do primeiro ano do nosso governo”" comentou o prefeito Augusto Castro.


Ele lembrou que a Prefeitura ofereceu capacitação, ajuda financeira, benefícios sociais e assistência na área da saúde durante o período de implantação da Central de Triagem. “Agora estamos entregando a estrutura física com todos os equipamentos para que os agentes ambientais tenham condições de trabalho para fazer a coleta seletiva em Itabuna”, afirmou.


A secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, ressaltou a importância da assistência dada às famílias do antigo lixão que trabalham com os recicláveis. Ela citou que continuarão tendo o amparo necessário. “A Prefeitura viabilizará a operação do galpão no primeiro ano. Nós continuaremos por perto, acompanhando o avanço deles. Importante lembrar que a participação da sociedade será fundamental de agora em diante, de modo a desenvolver a consciência da necessidade de separação do lixo doméstico”, assinalou.


A secretária de Planejamento e coordenadora do Recicla Itabuna, Sônia Fontes, voltou a realçar as parcerias para o êxito do Projeto e o fato de que a população precisa compreender a importância de sua participação neste processo de agora em diante. “É preciso entender que um simples gesto de separar o lixo doméstico não lhe custa nada”, afirmou. Na oportunidade, o presidente da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), Emerson Ferreira, assinou o termo de recebimento dos equipamentos da Central.


“Agradecemos a todos que contribuíram para que este momento acontecesse. Agora, é hora de trabalhar!”, frisou. Membro da Associação, Joselito Freitas de Oliveira, não escondeu a alegria em saber que vai começar a atuar como sempre desejou. “Esperava muito por esse momento. Agora chegou”, resumiu. 

“A CVR Costa do Cacau apoia iniciativas como a Central de Triagem, que oferece condições dignas de trabalho aos catadores. A empresa é parceira da Prefeitura nesse projeto de grande alcance socioeconômico”, disse o gerente comercial e administrativo da empresa, Maurício Sena.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) e a empresa Atlântico, que opera o transporte coletivo na cidade, também foi anunciado que os agentes ambientais de recicláveis receberão o cartão do Sistema Integrado de Transporte de Itabuna (SITI) para o deslocamento diário para o trabalho.


O ato de entrega da Central de Triagem da Coleta Seletiva contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Esportes e Lazer, Enderson Guinho. Secretários: Moacir Lima (Agricultura e Meio Ambiente), Almir Melo Júnior (Infraestrutura e Urbanismo).  Dos representantes da Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público do Trabalho, CVR Costa do Cacau e Biosanear

.


Além do presidente da Fundação Marimbeta, Valter Silva e dos vereadores Manoel Porfírio (líder do governo) e Nem Bahia, não menos importante a equipe da secretaria de promoção social e combate a pobreza, representados aqui por Suzi, Preta e Rafael.


























0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito