i

i

pmi

câm

câm

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itacaré- Alvorada abre comemorações da festa de Iemanjá


Uma mistura de fé, solidariedade, tradição e devoção a Iemanjá, considerada no candomblé como a rainha das águas. Assim foi a abertura em Itacaré das comemorações do 02 de fevereiro, dia consagrado a Iemanjá. Os festejos foram iniciados logo cedo, com a tradicional alvorada, seguindo com o mingau que já faz parte da cultura da festa. Durante todo o dia, até às 15 horas, os balaios estarão prontos na Praça 02 de Julho, na Praça do Canhão, e na Colônia Z-18, para receber as oferendas e presentes para a rainha das águas. A realização da festa é dos Povos de Terreiro de Itacaré com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais.

(Veja Tudo, Click no Ícone Abaixo)



De acordo com a programação, às 14 horas será iniciada a cerimônia religiosa com a realização do Xirê. Às 15 horas será a vez da organização dos balaios, retirando da Colônia Z-18 para levar aos barcos. Nesse caso, cada terreiro trará seus balaios para a cerimônia, respeitando o distanciamento entre as casas e barcos, seguindo assim os protocolos sanitários. A saída dos barcos será às 16 horas em frente à Praça 02 de Julho, a Praça do Canhão.

 


Segundo a tradição, Iemanjá é considerada como a majestade dos mares, senhora dos oceanos e sereia sagrada. Iemanjá é a rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos os Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.











0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito