i

i

pmi

câm

câm

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Prefeitura de Itacaré e Governo Federal discutem fechamento definitivo do Lixão


O secretário nacional do Saneamento, Pedro Maranhão, estará em Itacaré nesta quinta e sexta-feira, juntamente com dois técnicos do Governo Federal, para tratar com o prefeito Antônio de Anízio, do fechamento do lixão do município, previsto para o mês de maio. Na quinta-feira, Pedro Maranhão vai se reunir com o chefe do Executivo e secretários municipais, pela parte da manhã, e à tarde visitará o Centro de Triagem e Econegócios e o local onde será construída a Estação de Transbordo e o Centro de Compostagem.

 (Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)





Na ocasião, o Secretário Nacional de Saneamento vai anunciar o Projeto ProtegEEr, parceria do Brasil (Ministério do Desenvolvimento Regional) com a Alemanha para a promoção de uma gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos urbanos no município de Itacaré.  Na sexta-feira feira os técnicos Helinah Cardoso Moreira e Guilherme Gonçalves se reunirão com alguns secretários municipais para um diagnóstico situacional visando subsidiar futuras ações relativas ao fechamento do lixão. O anúncio da vinda da comitiva governamental aconteceu após a visita do Secretário de Administração de Itacaré Marcos Vinicius ocorrida hoje ao gabinete de Pedro Maranhão. 

 

O prefeito Antônio de Anízio informou que, além de acabar com o lixão, a Prefeitura de Itacaré, em parceria com o Governo Federal, vai atuar na recuperação da área degradada, trazendo de volta a natureza, com a preservação e recuperação das matas e das nascentes. Por orientação do secretário nacional Pedro Maranhão, o município deverá celebrar um acordo de cooperação técnica com uma entidade associativa, sem fins lucrativos, para desenvolver ações conjuntas compreendendo a elaboração de estudos, materiais técnicos e didáticos e programas de capacitação, dentre outras ações estruturantes com o objetivo de propiciar a melhoria da gestão integrada e viabilizar a universalização da destinação adequada dos resíduos sólidos.

  

O secretário Pedro Maranhão afirmou que Itacaré vem sendo exemplo de compromisso com o meio ambiente e com os resíduos sólidos, sendo apontada como um dos municípios brasileiros que vem demonstrando o interesse de acabar de vez com os lixões. Ele também garantiu ao prefeito Antônio de Anízio que o Governo Federal estará movendo todos os esforços para garantir o apoio necessário, junto com a Prefeitura, para que o lixão de Itacaré seja fechado definitivamente, tenha a área degradada recuperada e garanta um novo destino correto e sustentável para os resíduos sólidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito