i

i

pmi

AG

AG

câm

câm

itac

itac

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Caramujos Africanos- Prefeitura de Itabuna vai realizar ações educativas nas escolas sobre riscos


A presença de caramujos africanos no meio ambiente e nas residências, tem gerado denúncias à Secretaria Municipal de Saúde. Para esclarecer a comunidade de Itabuna sobre os riscos que o molusco oferece, a Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da vai realizar ações educativas e de orientação nas escolas com crianças de até seis anos de idade. De acordo com a diretora de Controle de Zoonoses, Ellen Glaicer Lima dos Santos, o aumento das chuvas e o tempo quente favorecem a multiplicação destes moluscos. Ela explica que, além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca e destrói plantações.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo) 






“A ingestão ou simples manipulação dos  caramujos africanos vivos pode causar a contaminação por vermes que são encontrados na secreção,  podendo contaminar frutas, verduras, etc.”, alerta. 
Na quarta-feira passada, por exemplo, houve uma denúncia da presença dos moluscos em uma casa na Rua Bela Vista, no Bairro Conceição. 



“Por isso, é fundamental  manter os quintais limpos, sem entulho ou acúmulo de lixo, folhagens mortas, restos de alimentos, etc.”, disse Ellen Glaicer.  A médica  veterinária esclarece ainda que os vermes da secreção do caramujo podem causar uma meningoencefalite parasitária humana, o que provoca distúrbios do sistema nervoso,  verminose ou  perfuração intestinal e hemorragia no abdome. 

 “As pessoas precisam evitar a manipulação dos caramujos sem proteção nas mãos. Além disso, devem lavar bem frutas e hortaliças e fazer o controle ambiental”, orienta a diretora do DCZ.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito