i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Combate à dengue em Itabuna chega aos bairros São Caetano e Nova Califórnia

Nesta quarta-feira, dia 24, entre as 8 e 13 horas, prossegue no Bairro São Caetano a visita dos agentes de combate às endemias desenvolvida pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  As equipes da força-tarefa executam ações do Mutirão contra o Mosquito Aedes aegypti, principal vetor das arboviroses - dengue, zika vírus e chikungunya. O último Boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância em Saúde aponta que os casos de arboviroses cresceram. Atualmente, são 2.123 notificações, sendo 1.200 casos de dengue, 133 de chikungunya e 17 de zika confirmados.

(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)





Os mutirões começaram no dia 17 deste mês para  reduzir o índice de infestação predial  na  cidade, atualmente de 5,6%. Os primeiros bairros visitados foram o Novo  Horizonte, Santo Antônio e  Pontalzinho, onde a presença das larvas do mosquito alcançaram maiores percentuais.



Nesta quinta e sexta-feira  ação dos agentes de combate às endemias, comunitários de saúde e  da limpeza pública vai acontecer no Nova Califórnia. Em todos locais onde tem sido realizado, a orientação das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura e Urbanismo é que os moradores promovam o bota-fora – ação pela qual removem lixo e entulhos dos quintais de casa e terrenos baldios para serem recolhidos pela Prefeitura.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o  trabalho é interinstitucional, pois envolve diversos departamentos das secretarias. Além da Infraestrutura e Urbanismo, que auxilia na coleta de recipientes que são descartados, também há participação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Transportes e Trânsito (SETTRAN). 

Ela informou que equipes  de agentes comunitários de saúde fazem o rastreamento em cada bairro  para saber se há alguém com sintomas de uma das arboviroses. Já a Vigilância Sanitária está visitando os estabelecimentos comerciais para reforçar a importância da  lavagem dos reservatórios de água.

O diretor do Departamento de  Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Lázaro Alcântara Pellegrini, afirmou que até hoje, dia 24,) já haviam sido recolhidas entre 60 a 70 toneladas de resíduos  por dia, o que inclui latas, garrafas e garrafas PET e  até vasos sanitários. 

“No dia a dia seguimos também  com a limpeza dos terrenos baldios e  orientamos a população sobre os riscos de focos do mosquito e até notificamos alguns donos de terrenos  com  larvas do mosquito. É preciso que haja cooperação, inclusive com o fechamento e vedação de caixas d’ água e outros reservatórios, já que os focos estão dentro das casas”, afirma Pellegrini.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito