i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- A SEMPS Realiza ato público contra abuso sexual de criança e adolescente

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) realizou nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um ato público de conscientização e alerta, na Praça Adami. Estão sendo distribuídos folhetos informativos para a sociedade e também panfletos sobre o tema nos principais semáforos do Centro de Itabuna. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Defensoria Pública da Bahia e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

(Veja os Vídeos e Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)


 1º Vídeo


2º Vídeo




e Integra o Programa Maio Laranja, que tem o objetivo de promover a conscientização da comunidade para identificar sinais de abuso e exploração sexual. 
A Secretaria municipal de saúde também participou desse evento, oferecendo estes de HIV, sífilis e outras atendimentos através do Cepart. A secretária de saúde Lívia Mendes também participou do evento que foi realizado na praça Adami no centro de Itabuna.




Como parte das atividades do Maio Laranja durante todo este mês está sem execução uma campanha nas redes sociais e veículos de comunicação oficial da Prefeitura, ações de orientação e alertada população quanto à temática. As denúncias podem ser feitas através do serviço Disque 100, que é gratuito, ininterrupto e sigiloso.

A secretária de Promoção Social, Andrea Castro, alerta sobre a importância da denúncia para frear os casos e impedir que os crimes fiquem impunes no município . “A violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorrem em diversas esferas e na maioria das vezes até no meio familiar”,  afirmou. 



Segundo ela,  crianças e adolescentes são públicos extremamente vulneráveis e podem virar alvo de tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual. “Por isso, precisam da intervenção de alguém, daí a importância de todos denunciarem para evitar que esses crimes não aconteçam ou fiquem impunes”, disse a secretária. 


Em Itabuna, no ano passado foram registrados 147 casos no Conselho Tutelar e CREAS-PAEFI. Neste ano, de janeiro a abril, já foram registrados 37 casos pelos mesmos órgãos.  



As denúncias de abuso na cidade podem ser feitas à Polícia Militar (190), Polícia Civil (197), Polícia Rodoviária Federal (191) e do Conselho Tutelar por meio dos números (73) 3215-6030 e  998133-7670. 


O município conta com uma rede de apoio e acompanhamento integrado pela Abordagem Social da SEMPS (73) 98156-9588, CREAS PAEFI (73) 3613-4541, CERPART (73) 3215-6401 e  Defensoria Pública do Estado da Bahia (73) 3214-5910.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito