i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




Itabuna- Prefeitura começa a preparar a Campanha de Vacinação Antirrábica


A Diretoria de Controle de Zoonoses  (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde já está se preparando para a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022,  em Itabuna. Por isso, alerta donos e tutores de cães e gatos para o dia D da imunização, programado para 8 de agosto, quando começará a campanha que se encerra no próximo dia 17 de  setembro.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)



A diretora do DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, adiantou que diferentemente de anos anteriores não haverá vacinação nas unidades de saúde. A imunização acontecerá nas praças dos bairros, sempre das 9 às 17 horas, em datas a serem divulgadas previamente, de acordo com o cronograma. 

O dia 10 de setembro, por exemplo, já tem data confirmada a imunização dos pets na Praça Olinto Leone, no centro da cidade, durante todo o dia. Segundo a diretora DCZ, durante a campanha poderão ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade. 

Ellen Gleicer destaca que a vacina é gratuita e a principal arma contra a raiva, doença infecciosa grave que atinge tanto o animal quanto o  ser humano.  “Ao vacinarmos nossos pets, estamos promovendo a saúde deles e da família cuidadora”, afirma a diretora.

Ela cita a raiva canina como uma das doenças mais graves que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa e diz que uma de suas principais características é a “espuma” que se forma na boca de quem está  infectado. “Mas, na verdade, é apenas um dos sintomas, a  salivação excessiva”. 

A raiva é também uma doença viral que pode acometer qualquer animal mamífero e tem uma incidência altíssima de morte. “A taxa de letalidade pode chegar a 100% conforme dados do Ministério da Saúde. Daí a importância da prevenção por meio da vacinação”, alerta a diretora do DCZ.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito