i

i

chp

chp

Câm.

Câm.

itac. mul

itac. mul

Itac

Itac

Ag. Pmi

Ag. Pmi

RC

RC

Jaç.

Jaç.

Chapa

Chapa

PRF

PRF

Adsense




11ª Montaria do Farejador Anima Moradores de Itiruçu e Lagedo do Tabocal


Nem a chuva e o frio foram capazes de esvaziar a 11ª Montaria do Farejador, neste domingo (5), em Lagedo do Tabocal, no sudoeste baiano. Mais de 2,2 mil cavaleiros e amazonas de vários municípios da região participaram da atividade, em homenagem ao Dia do Vaqueiro, instituído pela Câmara Municipal da cidade. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a chegada do grupo. " Apoiar atividades de vaquejada, de cavalaria, são agendas importantes para quem é do interior", enfatizou Jerônimo ao falar da sobre o  a importância do suporte do governo estadual para eventos culturais no interior.

(Saiba Mais, Click no Ícone Abaixo)






O percurso de 12 quilômetros teve início no município de Itiruçu e foi encerrado no povoado de Feto, em Lagedo do Tabocal. Atrações musicais da região garantiram a animação do público. Para Edenilson Galvão, morador local, além do impacto cultural, também movimenta a economia da cidade. "Incentiva o comércio e tudo mais. Atrai a população de dentro e de fora também", comentou.

A montaria, que é considerada a maior cavalgada do interior da Bahia, tem o apoio do Governo do Estado, por meio Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados R$ 180 mil para organização e estrutura do evento. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destaca a contribuição da cavalgada para a região. "A Bahia tem uma diversidade muito grande de segmentos turísticos e o ciclo turismo rural é um deles. Cavalgadas como essa do Farejador mantêm a nossa cultura e ajudam a incrementar o fluxo turístico do estado", disse. 

Os organizadores estimam que mais de 60 mil pessoas tenham participado da festa. Reforçando o aspecto beneficente do evento, a expectativa é que tenham sido arrecadadas mais de 2,2 mil cestas básicas. Parte destes alimentos serão doados ao programa Bahia Sem Fome. O restante vai ser dividido entre seis instituições de Lagedo do Tabocal, atendendo cerca de mil pessoas.

História

A “Montaria do Farejador” teve sua primeira edição em um domingo do mês de maio de 2013, quando um grupo de amigos decidiu deslocar-se a cavalo para o município de Itiruçu e desde então, anualmente, a festa foi se aperfeiçoando e atraindo cada vez mais o público.

0 comentários:

Postar um comentário

Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito