.jpg)
Segundo a professora do IFBA Ilhéus e coordenadora Graziela Ninck Dias Menezes, o encontro teve o objetivo estabelecer um diálogo direto entre os secretários municipais e a Comissão e apresentar um diagnóstico dos estudos técnicos sobre os eixos tecnológicos dos cursos que poderão ser ofertados pela instituição em Itabuna.
(Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
“Esse diálogo é muito importante para a gente ouvir também as demandas, as perspectivas, os projetos e os cenários que esses secretários têm em relação à cidade. Afinal de contas, são pessoas que estão na ponta, no dia a dia lidando com diversos setores e a partir deles observar demandas”, disse. Ela conta que a fase de escuta ativa ajuda a construir e definir quais cursos atenderão à população itabunense e também da região, já que o campus abrange pelo menos 50 cidades próximas à Itabuna.
Graziela enfatizou que por meio de dados estatísticos e de escuta com empresas privadas, organizações da sociedade civil, sindicatos, instituições de educação e pesquisa se torna possível pensar em cursos que trabalhe com a possibilidade de tecnologias aplicadas ao novo cenário do mundo, que é a tecnologia generativa e de integração com a própria realidade da sociedade. Durante a apresentação, a professora destacou também que os cursos que serão ofertados pela IFBA Itabuna serão voltados para a produção de software, automação, processos eletrônicos, criação e inovação, além de beneficiamentos de produtos.
O vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, aproveitou para agradecer aos governos Federal e do Estado e ao prefeito Augusto Castro por ter lutado pela implantação do campus do instituto em Itabuna. “A gente aproveita para agradecer ao governo federal na figura do presidente Lula (PT) e do ministro Rui Costa (PT), ao governador Jerônimo (PT) e da prefeito Augusto Castro (PSD), que aceitou o desafio da responsabilidade trazer e desenvolver a educação no município que vai gerar um impacto positivo no comércio, na indústria e no serviço” comentou.
Já o secretário de Gestão e Inovação, Antônio Calhau, ressaltou os impactos dos avanços no desenvolvimento social e educacional através da iniciativa visionária da gestão municipal. “Essa iniciativa do prefeito Augusto Castro (PSD) em parceria com o Governo Federal para receber um campus do IFBA e ofertar novos cursos é importante porque está investindo na área de educação”, falou.
Estavam presentes ao encontro os secretários de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes; Governo, Luciano Veiga; Planejamento, Marcos Alves de Sousa, Kiko; Gestão e Inovação, Antônio Calhau, Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Josué Brandão Júnior, presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças; a subsecretária da Saúde, Lânia Peixoto; os representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente Pablo Alves e Elissandro Santana; e de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Carlos Alves.
Além das diretoras de Educação Básica da Secretaria da Educação, Lilian Lima Pereira; da Escola Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores, Laura Ganem e os membros da Comissão de Implantação do IFBA Campus Itabuna, Marcos Roberto Sousa e o professor do IFBA Ilhéus, Aldineto Miranda.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito