O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes estiveram na Avenida Amélia Amado, centro, na manhã desta terça-feira, dia 14, para conferir os últimos detalhes dos ajustes do projeto de urbanização do local. O projeto do parque linear da avenida central está em andamento e terá três quilômetros de extensão com trecho que vai da cabeceira da nova ponte no início da Amélia Amado até o viaduto sobre a rodovia BR-101. A obra de transformação urbana terá espaço para ciclovia, estrutura de iluminação, quiosques, espaços de convivência para crianças e idosos, dentre outros. (Saiba Tudo, Click no Ícone Abaixo)
Ainda nesta manhã, o prefeito e a titular da SIURB foram até o canteiro de obra e serviços da nova ponte que interliga a Avenida Amélia Amado ao Bairro Conceição, acompanhados pelo Analista de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura Gabriel Abílio e engenheiros da empresa RCI Engenharia, Jilson Costa e Jéssica Chaussê.
O prefeito foi informado sobre o andamento da maior obra de integração urbana da história do município. “Faço questão de acompanhar essa grande obra de mobilidade urbana da nossa cidade com os nossos trabalhadores acelerando na construção das sapatas para depois montar os pilares”, falou Augusto.A secretária Sônia Fontes destacou o cumprimento do cronograma de trabalho e se disse satisfeita, principalmente sobre a expectativa de conclusão da atual etapa da obra. “Estou satisfeita com o cronograma da empresa e acredito que seguindo esse ritmo a expectativa é que até o final do mês todas as sapatas estarão prontas”, disse.
O Analista de Infraestrutura e Urbanismo e engenheiro da Prefeitura Gabriel Abílio contou que na obra e serviços da nova ponte já foram executadas oito fundações para receber as bases das sapatas com espessura média de 40 centímetros e concluídas três sapatas de concreto.
Segundo ele, a construção dessas bases são essenciais para separar a estrutura do solo da camada de concreto, pois a construção direta comprometeria a resistência projetada. Ele destacou ainda que “essa camada é crucial, pois, se o concreto fosse aplicado diretamente no solo, este absorveria a água, comprometendo a resistência do projeto” e confirmou que, após a concretagem das nove sapatas, será iniciada a construção dos pilares.
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