Na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, educadores, pais de alunos e estudantes do Cíclo da Adolescência da rede municipal de ensino de Itabuna estarão reunidos na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) para o 1º Fórum da Adolescência da Educação Grapiúna.
Promovido pela Secretaria de Educação, o evento tem como objetivo revisar a Proposta Político-Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, elaborada em 2002.
De acordo com a Assessoria do Ensino Fundamental Anos Finais da SEC, durante o Fórum serão destacados as indagações sobre a formação de valores, suas causas e consequências, suas potencialidades em relação ao sujeito social e ao indivíduo, mais especificamente aos que se dirigem aos adolescentes.
A assessora técnica-pedagógica da SEC, Lilian Lima Pereira, ressalta que após oito anos de implementação da Proposta, a SEC constatou a necessidade de rever como se configura a construção dos saberes dos adolescentes, os quais necessitam e os quais desejam aprender.
“Neste sentido, nos questionamos quais seriam os valores que os adolescentes, nos dias atuais, estabelecem como formadores e delineadores de seus comportamentos, quais os valores privilegiados por estes que, a partir de experiências cotidianas, fundamentam sua reflexão, seus sentimentos e suas formas de ação numa perspectiva a ser sempre redimensionada em seu tempo histórico e social”, argumenta Lilian.
Programação
As atividades do 1º Fórum da Adolescência da Educação Grapiúna serão iniciadas às 8h30min com apresentação cultural seguida da leitura do regimento. Às 9h50min a mestra em Mídia e Conhecimento, Yasmine Habib Silva, abordará a temática “O Adolescente em Movimento: qual seu lugar na escola?”. Finalizando a programação matutina, os participantes serão encaminhados para inscrição nos grupos de trabalho.
apresentarão propostas focadas nas seguintes temáticas: Indicadores para o Acompanhamento da Aprendizagem; Metodologia para o Ciclo da Adolescência; Avaliação no Ciclo da Adolescência; Matriz Curricular do Ciclo da Adolescência; e Pais, Adolescentes e Escola: uma relação participativa.
O encerramento se dará às 18 horas, após a plenária para apresentação e votação das propostas. O Fórum da Adolescência da Educação Grapiúna foi antecedido pela realização de colóquios em diversas unidades escolares que atuam no seguimento da educação de jovens e adultos.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito