
Após aparecer uma baleia jubarte morta na praia da Ponta da Tulha, na ultima terça-feira (21), nesta segunda-feira (27/09) foi a vez de aparecer mais uma no condomínio de Águas de Olivença.
Segundo informações, a baleia que media sete metros, foi encontrada por moradores por volta das 08h da manhã e já exala um enorme mau cheiro.
O IBAMA foi acionado de imediato e autorizou que uma bióloga fizesse a coleta do material, porém, ela não foi localizada.
O ano de 2010 já é recorde no número de encalhes de baleias em águas brasileiras. Já foram registradas cinqüenta casos envolvendo apenas as da espécie jubarte.
Segundo o coordenador de pesquisa da baleia jubarte, Milton Marcondes, esse número elevado de motes de baleias deve-se ao aumento da população dos mamíferos. Estima-se que a população atual de Jubartes no litoral seja de 9.300 e que o crescimento anual gire em torno de 7%.
Os filhotes são a maioria nos casos de encalhe, devido a densidade dos mamíferos os torna mais propensos a morrer de causas naturais, choque contra embarcações ou ainda feridos por redes de pesca. Outra hipótese é que haja um grande número de jovens perdidos das mães na costa - filhotes são mais suscetíveis a erros como entrar na arrebentação e não conseguir sair. De acordo com um estudo do instituto feito a partir de 2002, o percentual de filhotes entre o total de animais encalhados fica em torno de 60%.
0 comentários:
Postar um comentário
Não será publicado comentário ofensivo ou com palavras de baixo calão,nem será aceito qualquer tipo de preconceito